Cinco concelhos do distrito da Guarda em risco muito elevado de incêndio

Os concelhos de Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Aguiar da Beira apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

No total, vinte e um concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Viseu, Coimbra, Leiria, Viseu e Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação disponível na página do IPMA na Internet, em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Monchique, Vila do Bispo e Portimão (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Oleiros (Castelo Branco), Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera (Leiria), Pampilhosa da Serra, Góis, Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Aguiar da Beira (Guarda), Moimenta da Beira e Sernancelhe (Viseu).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje na região norte do continente períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde, em especial no litoral, possibilidade de ocorrência de aguaceiros nas regiões do interior durante a tarde.

Está também previsto vento fraco, soprando moderado de nordeste nas terras altas até meio da manhã e para o final do dia, e de noroeste no litoral, em especial na faixa costeira e durante a tarde.

Nas regiões do centro e sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo a partir do meio da manhã, vento fraco a moderado de noroeste, soprando moderado a forte, com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral oeste durante a tarde e temporariamente nas terras altas e possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa, as temperaturas vão variar entre os 17 e os 23 graus Celsius, no Porto entre 15 e 24, em Faro entre 16 e 25, em Bragança entre 13 e 24, em Viseu entre 12 e 25, em Coimbra entre 14 e 25, na Guarda entre 10 e 22, em Leiria entre 16 e 23, em Castelo Branco entre 13 e 28, em Santarém entre 16 e 25, em Évora entre 14 e 27 e em Beja entre 14 e 26.


Conteúdo Recomendado