"Champions" esgota vagas em hotéis do Alentejo à Guarda

Depois dos hotéis de Lisboa terem ficado preenchidos, os adeptos espanhóis que vão assistir à final da Liga dos Campeões procuram opções no Alentejo e no centro do país.

O efeito da final Liga dos Campeões no setor da hotelaria já está a sentir-se e muito para lá da região de Lisboa, palco da final entre o Real Madrid e o Atlético de Madrid. Na capital e arredores, a oferta está esgotada e, por isso, também o Alentejo e a região centro do país vão beneficiar da invasão de adeptos espanhóis. O efeito nos hotéis vai de Elvas à Guarda. No centro, as reservas subiram 30 por cento. No Alentejo, está tudo esgotado ou quase. Num fim de semana em que todas as estradas de Espanha parecem vir até Lisboa, muitos adeptos dormem duas noites em Portugal. Mais de 46 milhões de euros, será quanto só Lisboa vai faturar com a final da “Champions” este fim de semana no Estádio da Luz, conclui um estudo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto, feito para o Diário Económico. O estudo tem por base, entre outros, dados relativos a bilheteira, prémios da UEFA, direitos televisivos, espetadores, padrões de despesa e relação com a realidade social e económica do país. No total, o jogo de sábado entre o Real e o Atlético de Madrid terá um impacto económico de 409 milhões de euros, assim divididos: 159 milhões de euros dizem respeito à escala mundial; 154 milhões são relativos ao mercado espanhol, uma vez que está em causa uma final com duas equipas do mesmo país; 29 milhões e meio para o clube vencedor e 21 milhões para o clube vencido. O impacto económico estimado para Lisboa é de 46 milhões. Um ganho que não se fica apenas pelos euros arrecadados em setores como hotelaria, restauração e transporte. Em declarações ao jornal, o diretor do IPAM, sublinha que aos ganhos diretos juntam-se ainda outros indiretos para Portugal, nomeadamente o facto deste evento permitir difundir a imagem do país a nível mundial e, simultaneamente, uma possibilidade que se fosse transformada em campanha publicitária teria custos incomportáveis. Este efeito de difusão da imagem do país decorre da dimensão de uma final da Lga dos Campeões. Um evento que o IPAM estima seja seguido por 380 milhões de espetadores em cerca de 200 países. Para além da televisão, este estudo revela também uma estimativa para o acompanhamento que a final da “Champions” terá nas redes sociais. Assim, são esperados 10 milhões de likes no Facebook, seis milhões de seguidores via Twitter e mais de quatro milhões de visualizações no Youtube.


Conteúdo Recomendado