Centro quer potenciar a entrada de milhões de turistas em Espanha

Pela primeira vez, o Turismo do Centro homenageou personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional.

O mercado interno de turismo é a prioridade, mas Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, não quer perder o “comboio” dos milhões de turistas que todos os anos entram em território ibérico.

Para tal, o responsável tem estado a trabalhar em conjunto com as juntas congéneres de Castela e Leão e Estremadura espanhola, de forma a que seja possível chamar uma boa parte desses turistas que entram em solo espanhol.

“Há muito tempo que o paradigma da promoção turística e, muito em particular, a potenciação do mercado nacional, do ponto de vista da competitividade interna, mas muito em particular da competitividade externa, reside muito mais força que conseguimos ter juntos do que naquilo que nos divide”, disse Pedro Machado na sessão de abertura do 4.º Fórum Turismo Interno Vê Portugal, que decorreu  durante dois dias, no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria.

Pela primeira vez, o Turismo do Centro homenageou personalidades que se destacam no setor turístico nacional e regional. As distinções foram entregues durante o Jantar de Gala “Vê Portugal” – 4.º Fórum de Turismo Interno, que decorreu ontem, 30 de maio, no Hotel das Termas, em Monte Real.

A Turismo do Centro, liderada por Pedro Machado, distinguiu Ana Abrunhosa – Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Manuel Machado – Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Nunes – Presidente da Visabeira, Mário Gonçalves Pereira – Presidente da Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal, Pedro Costa Ferreira – Presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo  e Joaquim Morão – Ex-presidente das câmaras municipais de Idanha-a-Nova e Castelo Branco, que fizeram questão de manifestar o seu orgulho por serem homenageados pelo Turismo do Centro.

Durante a Gala foram também entregues os prémios aos vencedores do Concurso de Empreendedorismo Turístico / Prémio José Manuel Alves.
O vencedor do concurso é o projeto SECURIS, de Pedro Matos Costa, Tiago Simões e Luís Zenha-Rela, que visa a construção de uma aplicação móvel que contribuirá para a segurança do turista em todo o mundo.

Rui Nuno Castro recebeu o galardão do segundo lugar atribuído à Invisiwall, dos promotores Rui Nuno Castro, Ivo Pimentel, João Diogo Ramos, Eduardo Esteves e Simon Punter. Apresentaram uma aplicação móvel que pretende replicar de forma virtual a necessidade instintiva que todos temos de assinalar a nossa passagem por locais, seja através de grafitis urbanos, de rabiscos no mobiliário das escolas ou hotéis

Em terceiro lugar ficou o projeto Mondego Art Valley, proposto por Catharina Sligting. Este compreende um conceito total: uma quinta rural de 22 ha, com animais, agricultura biodinâmica, restauração com recurso a horta própria, ambiente ecológico, alojamento para turistas, ateliês e teatro ao ar livre.


Conteúdo Recomendado