Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo com luz verde para avançar

Foi hoje assinado nos Paços do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo o contrato que irá permitir erguer o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo.

Este ato contou com a presença da residente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR C), Ana Abrunhosa. Pela ocasião, foi também apresentado o projeto do Centro de Interpretação da Batalha de Castelo Rodrigo, uma obra que vai estar ao serviço da História e da Cultura, e que vem dignificar e enriquecer o nosso Concelho e marcar a arquitetura do centro histórico da Vila.

O futuro Centro Interpretativo da Batalha de Salgadela, que vai custar cerca de 900 mil euros, vai ficar instalado num edifício localizado próximo da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que foi cedido pelo antigo presidente da autarquia Fernando Guerra Bordalo, já falecido, para criação de um museu.

A batalha de Salgadela ocorreu em 07 de julho de 1664, quando as tropas portuguesas, sob o comando de Pedro Jacques de Magalhães, derrotaram os inimigos espanhóis, que procuravam a todo o custo reassumir o domínio de Portugal.

O combate ocorreu próximo da localidade de Mata de Lobos, onde existe um monumento que evoca aquele momento histórico.

“No local da Salgadela, ainda hoje existe um Padrão, designado de Padrão de Pedro Jacques de Magalhães, que foi classificado como Monumento Nacional em 1910”, assinala o município de Figueira de Castelo Rodrigo na sua página na internet.


Conteúdo Recomendado