Centro histórico de Celorico da Beira recebe investimento de 1,3 ME

O município lembra que decidiu implementar um processo de reabilitação urbana, “que não só abranja o centro histórico, mas igualmente a área consolidada adjacente ao mesmo.

A Câmara de Celorico da Beira anunciou que vai investir 1,3 milhões de euros em projetos de requalificação do centro histórico da vila com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
A autarquia presidida por José Monteiro (PS) refere em comunicado hoje divulgado que as obras serão realizadas no âmbito do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Celorico da Beira.
“Pretende-se criar uma relação de equilíbrio entre a funcionalidade dos espaços urbanos e as condições de vida da população, assumindo a reabilitação urbana como um dos instrumentos de desenvolvimento e de melhoria das condições de vida, mas também da capacidade de atração ao concelho de Celorico da Beira”, justifica o município.
A fonte lembra que aquela autarquia do distrito da Guarda “tem vindo a desenvolver várias intervenções, no sentido da qualificação e revitalização urbana” do centro histórico, mas que apesar dos investimentos já realizados a vila “debate-se ainda com a necessidade contínua de dinamizar o espaço urbano e de lazer”.
“De facto, o centro histórico de Celorico da Beira, tal como a generalidade dos centros históricos, tem enfrentado um processo de perda de dinamismo e de envelhecimento da população residente, que tem resultado num abrandamento da atividade económica, no abandono de imóveis, equipamentos e elementos patrimoniais, o que em última análise levará a uma descaracterização e desertificação do espaço”, refere.
Para contrariar este processo, o município lembra que decidiu implementar um processo de reabilitação urbana, “que não só abranja o centro histórico, mas igualmente a área consolidada adjacente ao mesmo, que integra vários espaços e edifícios públicos, espaços verdes e eixos fundamentais de acesso ao centro da vila”.
“Foi neste sentido, e tendo em conta a prioridade atribuída à reabilitação urbana nas políticas urbanas, que a Câmara Municipal de Celorico da Beira decidiu criar o PARU”, esclarece o comunicado.
A autarquia refere ainda que as intervenções previstas naquele plano visam “dar uma nova vida, uma nova imagem, mais atrativa, mais dinâmica e mais competitiva, ao centro histórico e urbano” de Celorico da Beira.
Das várias intervenções previstas destaca-se a requalificação da Praça de Santa Maria, do Largo da Corredoura, do Largo Tenente Coronel Alberto Magalhães Osório e do Largo do Tabulado, assim como a adaptação do antigo Mercado de Leilão de Gado a Observatório e Polo de Investigação do Queijo Serra da Estrela.
Na Praça da República está projetada a renovação do pavimento, a criação e redefinição de passeios e de rampas de acesso aos edifícios do Tribunal Judicial e da Conservatória do Registo Predial, a melhoria das infraestruturas e o tratamento dos espaços verdes.


Conteúdo Recomendado