Celorico da Beira assinala Dia da Árvore com teatro comunitário no sábado

Teatro 4609877 1280

O Centro Cultural de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, apresenta no próximo sábado a peça de teatro “Floresta” com a participação da comunidade, para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

A iniciativa é dinamizada pela equipa do Centro Cultural de Celorico da Beira “como forma de alertar e sensibilizar os celoricenses para a importância de se preservar, defender e valorizar a mãe natureza”, no âmbito das comemorações do Dia da Árvore e da Floresta, celebrado esta quinta-feira.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, Teresa Cardoso, precisou à agência Lusa que o espetáculo foi concebido a partir do incêndio do verão de 2022, que afetou o concelho e a região da serra da Estrela.

“Será uma forma de sensibilizar as pessoas sobre aquilo que aconteceu e mostrar como se deve caminhar para preservar a nossa floresta”, realçou.

A ideia do teatro surgiu pela intenção de a Câmara Municipal querer chegar ao público adulto sobre a temática da floresta. “É necessário que as pessoas se consciencializem dos benefícios da floresta e dos cuidados que se devem tomar”, sustentou Teresa Cardoso.

Para os mais novos estão agendadas para sexta-feira, ações de sensibilização e plantação de árvores, com o envolvimento de várias entidades do concelho.

O espetáculo, marcado para as 21h30, no Centro Cultural de Celorico da Beira, será apresentado por um elenco de cerca de uma dezena de atores da comunidade celoricense, com idades compreendidas entre os 07 e os 64 anos.

“É uma performance teatral, numa narrativa composta de memórias e imaginação entrelaçadas com factos, que conta ao espetador uma história que encerra uma mensagem ecologista”, descreve a equipa do Centro Cultural.

A história versa sobre “um caminhante que chega a uma floresta coberta por cinza e escuridão. Aí encontra um pastor que lhe conta a história daquele espaço”.

“Um quadro desolador, deprimente e chocante é o mote para impelir o espetador a refletir e a consciencializar-se sobre a importância da árvore e da floresta para a sobrevivência da humanidade e do planeta Terra”, adiantam os dinamizadores da iniciativa.

O espetáculo, incluindo texto e guarda-roupa, foi concebido pela equipa de funcionários do Centro Cultural. A Câmara Municipal de Celorico da Beira tinha lançado o desafio à população para que famílias e grupos aderissem à ideia.

A vice-presidente da autarquia revelou que, no final do espetáculo, será oferecido um medronheiro, árvore autóctone da região, a cada espetador.

No exterior do Centro Cultural haverá ainda uma árvore onde o público será desafiado a colocar mensagens sobre o que desejam para o património arbóreo do concelho.

“O objetivo é que as pessoas estejam envolvidas na gestão do património florestal do concelho. Que possam apresentar ideias e sugestões que possam vir a ser implementadas”, sustenta a autarca.


Conteúdo Recomendado