O conceito das 7 Maravilhas já deu as suas provas. Há 10 anos, acontecia a primeira eleição, no Estádio da Luz, das Novas 7 Maravilhas do Mundo® e das 7 Maravilhas de Portugal®. Desde então, o conceito teve réplicas promovendo para além do património histórico de origem portuguesa no mundo, a natureza, a gastronomia e as praias portuguesas, e mobilizando milhões de pessoas em todo o mundo. É considerado um dos maiores ícones da promoção turística nacional.
A concurso, na final das 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias estiveram 14 aldeias distribuídas por sete categorias: “Aldeias Rurais” , “Aldeias Autênticas”, “Aldeias-Monumento”, “Aldeias Ribeirinhas”, “Aldeias em Áreas Protegidas”, “Aldeias Remotas” e “Aldeias de Mar”.
Castelo Rodrigo venceu na categoria de “Aldeias Autênticas” e Piódão venceu na categoria “Aldeias Remotas”.
Sete aldeias foram eleitas, uma de cada categoria, numa eleição efetuada por chamada telefónica.
Conheça, em seguida, as vencedoras de cada categoria:
Aldeias Ribeirinhas – Dornes (Ferreira do Zêzere);
Aldeias Rurais – Sistelo (Arcos de Valdevez);
Aldeias de Mar – Fajã dos Cubres (Calheta – S. Jorge – Açores);
Aldeias Remotas – Piódão (Arganil);
Aldeias Autênticas – Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo);
Aldeias Monumento – Monsaraz (Reguengos de Monsaraz);
Aldeias em Áreas Protegidas – Rio de Onor (Bragança);
Com as 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias a organização pretendeu “mostrar um Portugal que inspira. Um Portugal que se renovou, que tem casos de sucesso, que tem gente que mudou de vida e que se afirma tendo por base os valores da proximidade, da simplicidade, da autenticidade, daquilo que é criado por pessoas e para pessoas.”
O projeto 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias contou com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, da Secretaria de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da UMVI – Unidade de Missão para a Valorização do Interior, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Federação Minha Terra, e da Associação Portugal Genial. A entidade auditora do processo de eleição foi a empresa PwC.