Casa Municipal da Cultura de Seia organiza mostra de teatro em fevereiro e março

A Casa Municipal da Cultura de Seia, no distrito da Guarda, vai organizar uma mostra de teatro, em fevereiro e março, que contará com a participação de quatro companhias da região.

Segundo o município de Seia, a programação da iniciativa cultural denominada “Seia Teatro” tem “como ponto alto a celebração do teatro oriundo do Centro de Portugal, através da participação de companhias desta região”.

“A ideia é valorizar o trabalho dos grupos de teatro da região, promovendo anualmente uma mostra durante o mês de março”, referiu a autarquia em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

A primeira edição começa no dia 19 de fevereiro, com um espetáculo ‘warm up’ intitulado “Eu! Krapp…”, por Daniel Rocha, da Guarda, em coprodução com o Teatro Municipal e a Câmara Municipal da Guarda.

A peça “Eu! Krapp…”, com textos de Samuel Beckett e outros, mostra a angústia de um homem em “existir num futuro refém do seu próprio passado e a tentativa desesperada de o reviver através da preservação da memória”.

No dia 05 de março, será apresentada a produção “CAR 12”, do Trigo Limpo, ACERT (Tondela), criada em residência artística no Novo Ciclo.

“Trata-se de um espetáculo músico-teatral, através de uma viagem de um duo num veículo cheio de surpresas”, adiantou a fonte.

Segue-se, no dia 12 de março, “Máquina de Encarnar”, da companhia ASTA Teatro, da Covilhã.

Segundo a nota, a ASTA apresentará um espetáculo performativo de ato único, “que explora o paradoxo e a violência das relações entre os seres humanos”.

A iniciativa termina no dia 25 de março, com a participação do Teatro das Beiras, também da Covilhã, que apresentará “Quem se chama José Saramago”, uma “visita à vida e obra de José Saramago, no ano do centenário do seu nascimento”.

“Quem se chama José Saramago” é uma coprodução do Teatro das Beiras e da Karlik Danza-Teatro (Espanha).

Este espetáculo de teatro terá duas sessões, uma para a comunidade escolar (a realizar durante a tarde) e outra para o público em geral.

A organização adiantou que às propostas “que este ano entroncam a programação desta área artística” juntar-se-ão, pontualmente, “outros espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, coproduções, residências e curso de formação”.

Os interessados em assistir a todos os espetáculos agendados podem adquirir um bilhete único, no valor de 10 euros, na Casa da Cultura Municipal de Seia.


Conteúdo Recomendado