O presidente desta associação luso-brasileira, João Morgado, afirma que a “independência política não quebrou o elo dos dois povos que hoje estão mais unidos que nunca.”
O jantar decorre esta noite, na Pousada Convento de Belmonte, e terá como convidados, António Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, e o historiador José Manuel Garcia, que apresentará o seu livro “Pedro Álvares Cabral – a primeira viagem aos quatro cantos do mundo”. Mas a noite promete ainda outras surpresas, com intervenções via internet, do outro lado do Atlântico.
“A Casa do Brasil entendeu por bem assinalar os 500 anos da morte de Cabral. Uma figura proeminente de Belmonte, mas sobretudo, uma figura impar da expansão marítima portuguesa”, afirma João Morgado. “Passados 520 anos da chegada de Cabral ao Brasil, são outros os desafios. Agora é a comunidade brasileira que nos descobre e escolhe o nosso país e a a nossa região para viver. O perfil do emigrante mudou. Para além das pessoas mais carenciadas, chegam hoje famílias que querem estudar, investigar e investir na região. Queremos dar a conhecer as suas potencialidades para a região e ajudar na sua integração”, afirma o presidente da Associação.