Belmonte assinala 200 anos da independência do Brasil

Será assinalada na quarta-feira, com o hastear das bandeiras de Portugal e do Brasil, às 09 horas.

Belmonte, vila-Natal do navegador Pedro Álvares Cabral, vai associar-se ao bicentenário da independência do Brasil com a realização de um espetáculo piromusical, informou a autarquia.


Em nota de imprensa, o município liderado por António Dias Rocha lembrou que a celebração do 200.º aniversário da independência do Brasil – celebrizado pelo conhecido “Grito do Ipiranga”- será assinalada na quarta-feira, com o hastear das bandeiras de Portugal e do Brasil, às 09 horas, estando o espetáculo piromusical marcado para às 21h30, junto ao Castelo de Belmonte.

Frisando que, atualmente, Portugal e Brasil, são duas nações independentes, “onde imperam as relações de franca e pura amizade”, a Câmara de Belmonte lembrou a ligação histórica que tem àquele país e salientou que, por isso mesmo, não podia ficar indiferente à referida comemoração.

“Belmonte é um dos maiores símbolos, em Portugal, desta união fraterna entre os dois povos. Em Belmonte nasceu o Brasil, porque aqui nasceu Pedro Álvares Cabral, o grande almirante que em 1500 deu ‘Novos Mundos ao Mundo’ ao chegar a terras brasileiras e as batizou como Terras de Vera Cruz”.

Deste modo, “não poderia o município de Belmonte ficar alheio a esta tão importante data, pelo que foi decidido levar a efeito alguns singelos eventos para assinalar este aniversário”.


Conteúdo Recomendado