Casa da Amendoeira em Castelo Rodrigo entre os dez alojamentos nacionais mais votados no Booking

A pontuação foi recolhida por um dos maiores sites de reservas do mundo.

OBooking.com fez as contas e destacou, em exclusivo para o jornal i, os dez locais em Portugal mais votados por portugueses e por estrangeiros. Os resultados vão do Porto ao Algarve, de Lisboa à Madeira, dos grandes centros às vilas históricas.

Ranking de Portugal

Teima, Alentejo SW. Intimismo e Paisagem

Com a melhor classificação do ranking dos hóspedes portugueses, o Teima possui apenas dois quartos (serão seis no verão) onde os proprietários apostaram numa comunicação entre cada um dos alojamentos e a vegetação que os rodeia. A solução arquitetónica enquadra-se na paisagem e permite acesso direto dos quartos e dos terraços privados, os dois com vista para a vegetação circundante. A pedra é elemento presente num alojamento rural, “muito intimista”, referem os gestores. Beleza natural, tranquilidade e a harmonia com a natureza. Perto da praia e das vilas.

Casa da Amendoeira. Recuperar História e Tradição

Madalena e Alberto Malta explicam que “as construções existentes estavam em total ruína” o que os levou a reconstruir mas “mantendo a traça e volumetria existente”. A ideia principal foi dar à Casa da Amendoeira todas as condições de habitabilidade ajustada à especificidade da legislação das Casas de Campo. Para os proprietários o local vale pelo “conforto da casa, a eficiência do serviço, o silêncio e a excelência do local”. O ambiente familiar também é promovido num lema que o casal Malta faz por manter vivo: “Faça desta a sua casa em Castelo Rodrigo.”

Casa Petrus Guterri. Manter uma História com mais de 800 anos

Petrus Guterri fundou a aldeia histórica de Castelo Novo cuja existência será anterior ao início do século XIII. Em 1919 nasceu o antigo Alardo Hotel que renasceu em 2009 sob a designação Casa Petrus Guterri.
No seio da Serra da Gardunha, por entre caminhos, casas de granito e fontes de água límpida, esta casa recuperada com traça original no exterior com rasgos de modernidade no interior, propõe cinco quartos simples onde a ideia é repousar e desfrutar de um anoitecer à lareira. Os trilhos na serra são mesmo ali ao lado.

Solar de São Jacinto. Campo, sauna, piscina e passeios de bicicleta

Um dos clientes referia nos comentários do Booking que “se sentiu o James Bond com a sua Bond Girl”. A meia dúzia de quilómetros de Proença-a-Nova, o Solar de São Jacinto B&B propõe “a tranquilidade da área campestre nos três tipos de quarto”, com destaque para um deles com banheira de hidromassagem exterior. Os responsáveis aconselham os clientes a descobrir a cozinha local e vinhos “nas aldeias vizinhas num raio de 10 km”. Além do banho turco e sauna, há bicicletas grátis.

Extendall. Design e identidade no centro do Porto

A fachada em azulejo e uma parede estrutural em pedra foram o ponto de partida para o arquitecto Bruno Sales desenvolver um projecto que acabou por merecer a preferência dos visitantes portugueses. No centro histórico do Porto, o ExtendALL dispõe de dois estúdios e um loft, novos e equipados, numa identidade marcada pelo mobiliário, pelas soluções e transformações possíveis, pela conjugação de materiais e pela forte referência à cidade.

 

D. Loft. Acolhimento, bem estar e design

O conceito é definido pelo casal Gilda Barreto e João Carlos Carajote:“Não vendemos alojamento, proporcionamos uma experiência.” Abertos desde abril, nunca tiveram três dias seguidos livres e o facto de estarem quase totalmente ocupados ate final de setembro do próximo ano, diz muito sobre a casa. Fazem questão de uma receção “onde as necessidades dos nossos convidados passam a ser as nossas”. A casa distingue-se pelo “facto de tratar cada convidado como se de um amigo se tratasse”.

Casa dos Tios. Tranquilidade e religiosidade

Aberta desde outubro de 2013, a poucos metros das casas apontadas como tendo sido dos três pastorinhos, esta residência centenária pertencia aos antepassados do atual proprietário, Albano Pereira.
Juntamente com sua mulher, Otília Santos, Albano reconstruiu a casa após um incêndio, mantendo a sua traça original.
O casal destaca a beleza exterior com as varandas originais em pedra, o conforto e a tranquilidade do local.

Villa Isabela. Mar a perder de vista, trutas e douradas

Não se pode falar na Villa Isabela, no Caniço, Funchal, sem referir a paisagem sobre um imenso oceano Atlântico. Os estúdios e apartamentos proporcionam um olhar que os proprietários das casas destacam como “deslumbrante”. Os hóspedes têm à sua disposição espaço para preparar refeições ou, em alternativa, restaurantes locais a cerca de cinco minutos de automóvel, é uma questão de preferência. Um comentário algo extenso sobre o espaço referia o excecional acolhimento do responsável que “até cozinhou no primeiro e último dia trutas e douradas”.

My Lisbon Apartment. Lisboa a seus pés, ou a cinco minutos…

O trajeto a pé, até à Avenida da Liberdade, em Lisboa, demora cerca de um minuto. E para chegar à boca do metro, são mais quatro minutos. Distâncias que promovem uma relação próxima com a cidade num apartamento com dois quartos no segundo piso de um prédio do século XIX.
Os comentários dos visitantes quase sempre referem a localização e a receção pela proprietária como uma das principais vantagens da casa. Num deles, além do habitual, uma alemã destacava o café “next door” e garantia: “I will be back.”

Souto Flat Acomodation. Centro Histórico à disposição

O Souto Flat Accommodation pretende ser um alojamento auto-suficiente localizado no centro histórico de Braga. A decoração moderna e simples faz do apartamento um dos mais bem posicionados no ranking. Um quarto com cama de casal que se abre para a área de estar com um mural na parede, uma área de jantar e acesso a uma varanda, é completada por uma cozinha em tons de branco.
A opção de preparar as refeições em casa é uma hipótese alternativa à gastronomia local, que se pode experimentar em alguns restaurantes situados a uma curta distância a pé.

Conteúdo Recomendado