Candidato da CDU na Guarda quer Câmara “amiga” do cidadão

O candidato da CDU à presidência da Câmara da Guarda, Carlos Canhoto, defendeu hoje que a autarquia deve ser “amiga” do cidadão e garantiu que se a coligação eleger um vereador terá “um espaço onde receber as populações”.

“Uma Câmara, necessariamente, não pode ser outra coisa senão uma instituição amiga do cidadão e munícipe. Aliás, não há, ou não deveria haver outra maneira de estar na política autárquica”, disse Carlos Canhoto à agência Lusa, durante uma ação de campanha realizada no centro da Guarda, junto dos edifícios da Câmara Municipal e da Segurança Social.

Segundo o candidato da CDU (PCP/PEV), “a Câmara e os eleitos na Câmara, vereadores e presidente da Câmara, deverão estar sempre junto das populações, ir ao encontro das populações, não estarem fechados na instituição”.

“E, depois, o próprio espaço, a Câmara, deverá ser um espaço aberto, recetivo em permanência às aspirações e às dúvidas e às questões das populações”, defende.

O candidato explicou que não propõe a criação de “nenhum cargo especial”, mas a sua atitude “será sempre de abertura e de recetividade perante as populações”.

Carlos Canhoto assumiu ainda que caso a CDU eleja um vereador no dia 01 de outubro, “esse vereador terá sempre uma abertura e um espaço onde receber as populações”.

Para que a autarquia seja mais “amiga” do munícipe, a candidatura apresenta algumas propostas “relativamente ao custo da água, isenções e reduções do IMI para estimular a fixação de pessoas no centro histórico da cidade e nas aldeias”.

No programa eleitoral, a candidatura liderada por Carlos Canhoto defende ainda que a Câmara da Guarda, atualmente liderada por Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), deverá “estar sempre junto das populações, nomeadamente como prestadora de serviços”, e deverá “estar sempre atenta e aberta” aos seus anseios, desenvolvendo estratégias “para garantir uma qualidade de vida cada vez melhor” aos habitantes.

“Promover o aproveitamento e gestão eficaz dos recursos humanos e materiais do município, nomeadamente com a administração direta de obras sempre que possível, e a reafetação de pessoal a novas funções, sempre que necessário, respeitando os seus direitos laborais e a sua necessidade de formação”, é outras das ideias da CDU.

Além de Carlos Canhoto, apresentam-se como candidatos à Câmara da Guarda Álvaro Amaro (PSD), Eduardo Brito (PS), Carlos Adaixo (CDS-PP/MPT/PPM) e Jorge Mendes (BE).

O atual executivo municipal é composto por cinco eleitos do PSD/CDS-PP e dois do PS.

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.


Conteúdo Recomendado