Câmara Municipal de Gouveia com orçamento de 22,2 ME

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, tem um orçamento para este ano no valor de 22,2 milhões de euros, que é 1,5 milhões de euros superior ao de 2021.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu (PSD), “trata-se de um orçamento que prevê o arranque de projetos importantes para o concelho de Gouveia, mas também de preparação do novo quadro comunitário (Portugal 2030) e do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência)”.

Este ano, a autarquia de Gouveia pretende “executar os projetos que já estão em desenvolvimento, bem como preparar outros para concretizar em termos do Quadro Comunitário”.

O município referiu, numa nota enviada à agência Lusa, que é também propósito do executivo “continuar a dar prioridade às funções sociais, com a preocupação da valorização salarial dos trabalhadores do município através da opção gestionária”.

Na área da habitação, a autarquia pretende iniciar a execução do programa 1.º Direito, de acordo com o protocolo celebrado com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Este ano, segundo a fonte, o apoio ao associativismo “manter-se-á prioritário, prevendo-se um investimento direto de 220 mil euros nas atividades promovidas pelas associações e coletividades do concelho”, e “os apoios ao nível da manutenção das Equipas de Intervenção Permanente e às Corporações de Bombeiros ao nível da intervenção dos seus edifícios” também estão igualmente sinalizados no documento.

O município também destacou nos investimentos para 2022 a requalificação do Parque Ecológico de Gouveia, da Estrada do Curral do Negro e do Bairro de Santo António, na freguesia de Nespereira.

Na área da cultura, a autarquia de Gouveia pretende “dar persecução às diferentes redes em que está inserido” e é sua intenção avançar com a intervenção na ‘Villa Josephine’, em Melo, bem como lançar o procedimento destinado à elaboração do projeto para a requalificação do Museu Abel Manta, que contemplará uma ampliação do espaço.

Ainda nesta área, segundo a nota, “é propósito avançar também com a ‘Casa do Território’, que diz respeito a uma intervenção a realizar na antiga Fábrica de Balões e que já está reservada alguma verba em termos de apoio comunitário, querendo avançar para o projeto neste resto de Quadro Comunitário” e requalificar o Teatro Cine de Gouveia.

“No desporto, uma das grandes ações será complementar a intervenção realizada anteriormente nas Piscinas Municipais Descobertas, agora com a intervenção no exterior destas piscinas. Outro dos principais investimentos do setor do desporto é a requalificação do Estádio Municipal do Farvão e a estruturação da intervenção no Pavilhão Gimnodesportivo”, lê-se.

O apoio aos pastores, aos produtores de queijo e de vinho irão manter-se, continuando o município de Gouveia, na Serra da Estrela, a “apostar na valorização dos produtos endógenos e na promoção turística, através de iniciativas promocionais e de ações transversais de atração em conjugação com as feiras e os eventos”.

A proposta de orçamento e as grandes opções do plano da Câmara Municipal de Gouveia para 2022 foi aprovada, por maioria, pelo executivo (com os votos contra dos três vereadores eleitos pelo PS) e pela Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado