Câmara do Fundão promove palestra online sobre o Cão de Serra de Aires

O Município do Fundão, em parceria com o Clube Português de Canicultura, está a promover, até dia 17 de setembro, um ciclo de palestras online sobre Cães de Rebanho.

A próxima webinar tem lugar hoje, dia 6 de agosto, pelas às 21h00, e será dedicada ao Cão de Serra de Aires, tendo como orador Rui Óscar Teixeira, que foi formador de treinadores tratadores de cães detetores de explosivos, fundador do Clube Cinófilo do Alentejo, organizador de eventos como a Canibeja e vários concursos regionais do Cão Serra de Aires e membro dos corpos sociais do Clube Português do Cão de Serra de Aires. Atualmente é criador de Cão da Serra de Aires, com o afixo “da Casa do Seareiro”, cantor, cantador, tocador e escritor.

A temática da Transumância e Pastorícia assumiu um protagonismo e um impacto avassalador na região e em Portugal, desde 2002, muito por mérito da forma e dimensão com que foi tratada esta temática no Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, cujo reconhecimento é eleição para finalista regional do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular.

A vida pastoril assenta, desde os primórdios da humanidade, em três vértices vivos: gado, pastores e cães. Desta forma, inevitavelmente os cães de rebanho têm estado envolvidos desde o início, no Chocalhos. Em 2012 surgiu a 1ª Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos e, em 2016, a 1ª Exposição Canina de Cães de Condução, que desde então se têm realizado ininterruptamente.

É no âmbito destas iniciativas que surgiu este ciclo de palestras que irá contar com vários convidados portugueses e estrangeiros.

Para mais informações e para fazer a sua inscrição (gratuita) nesta webinar deverá utilizar o e-mail webinarcaesderebanho@gmail.com.


Conteúdo Recomendado