Câmara do Fundão cria pelouro para tratar a Gardunha

A criação de um pelouro dedicado exclusivamente à Serra da Gardunha é a grande novidade da distribuição de funções pelos vereadores da maioria PSD no Município do Fundão.

É a primeira vez que a Serra da Gardunha tem um pelouro próprio e a decisão é justificada pelo presidente da Câmara do Fundão como uma forma de ajudar a reverter a devastação deixada pelo violento incêndio de agosto, que destruiu grande parte daquele património natural, através da criação de condições para desenvolver todo o trabalho que será necessário efetuar.

O pelouro fica nas mãos de Paulo Águas, mestre em Engenharia das Ciências Agrárias e doutorado em Desenvolvimento Sustentado e Ordenamento do Território.

“Considerei que para o processo de regeneração da Serra da Gardunha devia haver um vereador mais focado em todo o trabalho que é necessário realizar desde a reflexão até à ao plano de intervenção de que a Gardunha vai necessitar nos próximos anos”, explica o presidente da Câmara, Paulo Fernandes, acrescentando que, dadas as competências académicas, Paulo Águas é o vereador que reúne as condições para assumir essa tarefa.

Relativamente à distribuição dos restantes pelouros, verificam-se algumas mudanças, com o presidente da Câmara a chamar a si dossiers como Coordenação Autárquica, Cooperação com as Freguesias e Qualidade de Vida Urbana (limpeza, incluída), áreas que no anterior mandato foram da responsabilidade de Miguel Gavinhos.

Além desses pelouros, Paulo Fernandes mantém sob a sua alçada a Administração e Finanças, as Empreitadas de Obras Públicas, a Promoção do Investimento e Inovação, o Desenvolvimento Local e Regional, o Planeamento Estratégico e a Participação e Cidadania.

Em contrapartida, neste mandato deixa de ter a seu cargo os Recursos Humanos, que passam para a alçada da vereadora Alcina Cerdeira e o Urbanismo que fica sob responsabilidade do (renomeado) vice-presidente, Miguel Gavinhos, que acumulará com o Turismo e Comunicação, Desporto e Juventude, Feiras e Mercados, Mobilidade e Trânsito, Proteção Civil e a Modernização Administrativa.

Com os Recursos Humanos, a Ação Social, a Inclusão e a Igualdade, a Saúde, a Educação, a Cultura e o Património fica a vereadora Alcina Cerdeira.

Além do pelouro Gardunha, Paulo Águas tem a seu cargo o Desenvolvimento Rural, a Agricultura, o Ordenamento do Território (em que inclui a revisão do PDM), a Valorização dos Produtos Locais, Internacionalização, Avaliação e Monitorização – Observatório Municipal.

Nas mãos da vereadora Ana Paula Duarte, outra cara nova na equipa da maioria PSD, ficam as Redes de Cooperação, Conhecimento e Ciência.


Conteúdo Recomendado