Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, a conta-poupança é oferecida em parceria com quatro instituições bancárias daquele concelho da região da Serra da Estrela, numa cerimónia a realizar pelas 18h30, no salão nobre dos Paços do Concelho de Gouveia.
“A conta-poupança bebé constitui-se através da abertura de conta bancária numa instituição parceira da iniciativa, com o depósito no valor de 50 euros”, refere a fonte, em comunicado enviado à agência Lusa.
A câmara de Gouveia indica tratar-se de uma medida simbólica “que visa assinalar a quebra da tendência de regressão” de nascimentos no concelho.
“Em 2014 nasceram em Gouveia 83 bebés, representando um crescimento estimado em cerca de 30% quando comparado com o ano de 2013”, salienta.
Na nota é também indicado que “o aumento de nascimentos em 2014 inverte a tendência de decréscimo registada nos últimos anos”.
O município de Gouveia lançou em março de 2014 um programa de estímulo à natalidade que promove o apoio direto na aquisição de bens e serviços para os recém-nascidos no valor de 1.000 euros, no caso do primeiro filho, e de 1.250 euros no caso do segundo filho.
A iniciativa contempla ainda a comparticipação das despesas com as mensalidades das creches frequentadas pelas crianças abrangidas.
Com o programa de Incentivo à Natalidade e Apoio à Família, o município de Gouveia pretende “desenvolver as condições que favorecem o bem-estar e a qualidade de vida” dos munícipes, “combater a baixa taxa de natalidade presente no concelho e promover a fixação de jovens”.