Câmara de Gouveia assinala 100 anos da morte de Alfredo da Cunha Saraiva

Gouveia Municipio

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, assinala no dia 04 de abril os 100 anos da morte do jornalista, associativista e republicano Alfredo da Cunha Saraiva.

Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia revelou que preparou um conjunto de iniciativas para prestar homenagem a Alfredo da Cunha Saraiva, numa data em que se completam 100 anos da sua morte.

O programa, agendado para o dia 04 de abril, tem início pelas 15h00, no Cemitério Velho de Gouveia, com o descerramento de uma placa na campa de Alfredo da Cunha Saraiva.

Segue-se, pelas 16:00, o descerramento de outra placa com o nome do homenageado no Largo do Castelo e pelas 17:00 terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira uma sessão evocativa sobre a vida e obra do jornalista, associativista e republicano, com uma intervenção de José Mota.

A homenagem a Alfredo da Cunha Saraiva termina com uma palestra sobre “Passado, presente e futuro das Associações Mutualistas”, pela oradora Idália Salvador Serrão.

A Câmara Municipal de Gouveia salientou que Alfredo da Cunha Saraiva foi proprietário da fábrica “Balões Venezianos” e “uma referência do século XX pelo trabalho republicano desenvolvido na então vila, atual cidade de Gouveia”.

Lembrou ainda que Alfredo da Cunha Saraiva fundou em 1896 a Associação de Socorros Mútuos dos Artistas e Operários de Gouveia e foi sócio de Pedro Botto Machado numa fábrica de tecido de fio de seda.

Alfredo Cunha Saraiva

Conteúdo Recomendado