Câmara de Fornos de Algodres cria creche para aumentar resposta no concelho

A Câmara Municipal de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, lançou hoje um concurso público para a transformação do antigo jardim-de-infância de Infias em creche, para colmatar a falta de resposta no concelho.

“Tendo em conta a falta de respostas em Fornos, uma vez que tem havido uma procura muito grande por parte dos pais, havia necessidade de ter uma resposta pública. Temos uma freguesia que é muito perto da sede de concelho que já tinha uma estrutura que podíamos adaptar”, salientou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca.

O autarca considerou que dada a falta de resposta na sede de concelho e a proximidade de Infias será fácil aos pais colocar os filhos na nova creche que terá capacidade para acolher 30 crianças dos 0 aos 03 anos.

Manuel Fonseca referiu que Infias também é uma freguesia que tem aumentado a população nos últimos anos, porque tem espaço para novas construções e como fica perto da sede de concelho tem havido muita gente a fixar lá morada.

A obra de requalificação do antigo jardim-de-infância de Infias resulta de uma candidatura da Câmara Municipal de Fornos de Algodres ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais.

De acordo com o anúncio publicado hoje em Diário da República, o procedimento tem um preço base de 473.993 euros sem IVA e a obra deverá ser executada em 365 dias. As propostas devem ser apresentadas até 14 de julho.

O autarca entende que se trata de um investimento importante para ir ao encontro das necessidades dos pais e das crianças.

“Neste momento e já que as creches são gratuitas podemos também nós, município, ter capacidade para dar esta resposta”, assinalou Manuel Fonseca.

A abertura da nova creche vai ainda permitir criar alguns postos de trabalho necessários para assegurar o funcionamento da valência.


Conteúdo Recomendado