Esta reunião ressalvou a importância da limpeza dos terrenos nas faixas de gestão de combustível nas envolventes das localidades e das edificações isoladas, bem como as boas práticas para a realização de queimas e queimadas, nomeadamente a obrigatoriedade de comunicação, ou obtenção de licença, conforme o índice de perigosidade de incêndio rural.
A Guarda Nacional Republicada, encontra-se atualmente a realizar o levantamento de terrenos com faixas de gestão de combustível por executar no âmbito do cumprimento do estabelecido no Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Os proprietários dos terrenos sinalizados serão sensibilizados para efetuarem as limpezas necessárias até 30 de abril. Após esta data, se as limpezas não tiverem sido efetuadas, encontram-se os mesmos em infração, o que se traduz em contraordenação punível com coima.
Nesta reunião, estiveram igualmente presentes os alunos do 12º A do Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, acompanhados por professores, para apresentação de um projeto que se encontram a desenvolver, intitulado “Como agir em situação de incêndio – capacitação da população”, que tem como objetivo, numa vertente de proximidade, e em colaboração com os demais agentes de proteção civil, capacitar a população em caso de incêndio, de modo a evitar pânico e demais comportamentos que coloquem em risco a vida das pessoas ou que, de algum modo, dificultem a correta e célere atuação de meios.