Câmara de Fornos de Algodres com orçamento de 10 ME para 2023

O orçamento continua marcado pela dívida municipal que representa um encargo anual de cerca de um milhão de euros.

A Câmara de Fornos de Algodres, no distrito da Guarda, aprovou um orçamento para 2023 de 10 milhões de euros, valor que é superior em 400 mil euros ao do ano anterior, disse o presidente do município hoje, dia 5 de janeiro.


Em declarações à agência Lusa, Manuel Fonseca (PS) justificou o reforço do orçamento para 2023 com a delegação de competências nas áreas da ação social e da educação, e com o finalizar dos projetos de requalificação do Mercado Municipal e da Escola de Ensino Básico (EB) 1 de Figueiró da Granja.


Segundo o autarca, o orçamento para este ano vai permitir concretizar os projetos municipais que estavam em andamento relativamente ao atual quadro comunitário de apoio e “está virado” para as famílias e para as instituições particulares de solidariedade social.


“É um orçamento realista, tendo em conta a disponibilidade [financeira] que temos, e é um orçamento que vai permitir concluir aquilo que estava projetado e que ainda não foi concluído”, assumiu.


Este ano, o município de Fornos de Algodres vai continuar a destinar verbas para apoio às famílias e aos produtores agropecuários do concelho.


Por outro lado, o executivo municipal liderado por Manuel Fonseca reforçou, “em muito”, as verbas a transferir para as Juntas de Freguesia.


“Nós [município] vemos as dificuldades por que passam as Juntas de Freguesia e, como tal, tínhamos que reforçá-las [financeiramente] para fazerem aquele trabalho que é essencial que façam no nosso concelho”, justificou.


O orçamento continua marcado pela dívida municipal que representa um encargo anual de cerca de um milhão de euros.


“A Câmara faz aquilo que pode. O encargo financeiro que a Câmara tem ainda é muito elevado. Nós temos de fazer sempre uma gestão muito rigorosa e criteriosa, com critérios objetivos relativamente àquilo que é essencial para o concelho de Fornos de Algodres. Foi isso que fizemos desde 2013 e é isso que faremos até ao final do mandato, porque há um ‘colete de forças’ que não nos permite ir mais além”, rematou Manuel Fonseca.


O documento foi aprovado por maioria pelo executivo e pela Assembleia Municipal de Fornos de Algodres.


A autarquia referiu em comunicado que o orçamento municipal para 2023 “reflete a ambição do atual executivo para o próximo quadriénio, assente no programa eleitoral que foi sufragado por ampla maioria pelos fornenses nas eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021”.


“O trajeto de responsabilidade, prudência e boa gestão dos dinheiros públicos, iniciado em outubro de 2013, continuará a ser um princípio basilar da nossa ação governativa”, acrescentou.


O Plano de Desenvolvimento Estratégico municipal para o quadriénio assenta em oito eixos: promover uma comunidade inclusiva e saudável; promover o desenvolvimento económico; valorizar a floresta, espaços verdes e garantir a proteção de pessoas e bens; prestar serviços de excelência e inovadores; disponibilizar excelência ao nível do ensino; assegurar uma oferta cultural e desportiva diversificada e de qualidade; melhorar o espaço urbano, as infraestruturas municipais e a sustentabilidade ambiental; e realizar projetos relevantes para o concelho.


Conteúdo Recomendado