O documento, no valor global de 9.130.860 euros, que é superior ao deste ano (8,8 milhões de euros), foi aprovado por maioria em reunião de câmara, com os votos favoráveis dos três eleitos do PS e a abstenção dos dois vereadores do PSD.
Segundo fonte da autarquia presidida pelo socialista José Monteiro, o documento inclui a realização de investimentos em várias áreas, com destaque para a obra relacionada com o edifício do Mercado de Leilão de Gado, que tem um valor orçamentado de 450 mil euros.
Ainda na vertente económica, o município destaca a obra do Parque Industrial de Celorico-Gare (280 mil euros), a instalação de infraestruturas elétricas e da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Parque Industrial A25.
A autarquia de Celorico da Beira também prevê realizar intervenções em estradas e arruamentos na vila e em vários pontos do concelho.
No orçamento para 2016, destina ainda a verba de 400 mil euros para obras na zona envolvente do castelo da sede concelhia e 150 mil euros para instalação de um posto de informações e de instalações sanitárias de apoio aos visitantes do mesmo monumento.
Está também contemplada a construção do edifício de apoio e do Núcleo Interpretativo da Arqueologia, no sítio do “Mercado dos Paus”, com uma dotação financeira no valor de 185 mil euros.
A criação de um canil/gatil municipal, a requalificação do Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho e dos edifícios escolares das localidades de Assanhas e de Cortiçô, são outros dos projetos que constam no plano de empreitadas a realizar no próximo ano.