Câmara de Aguiar da Beira com orçamento de 10,9 milhões de euros para 2020

A Câmara de Aguiar da Beira aprovou um orçamento de 10,9 milhões de euros para 2020, valor que aumentou cerca de 200 mil euros em relação ao deste ano e que aposta na valorização do território.

O orçamento foi aprovado por maioria pela Câmara Municipal de Aguiar da Beira, presidida pelo independente Joaquim Bonifácio, com a abstenção dos dois vereadores do PSD.

Segundo o presidente do município, na elaboração do documento “esteve sempre presente um exercício de rigor e de transparência”.

O autarca refere no texto do orçamento que o mesmo “traduz a necessidade de execução e a conclusão das obras e atividades já adjudicadas e o início de novas empreitadas em locais e freguesias do concelho, ainda desprovidas dessas infraestruturas”.

Em 2020, o município de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, dará “continuidade à promoção económica, social, cultural e turística do concelho”, e aposta em iniciativas “com impacto na valorização do território” e na criação de novos eventos que promovam os agentes locais e dinamizem a economia.

“Será também dada continuidade à execução de projetos de valorização turística do território, apoiados em linhas de cofinanciamento comunitário, destacando-se o projeto ‘Aguiar da Beira OFL (Orientering For Life)’, o projeto ‘Caminhos de Açores’ (Programa Renovação de Aldeias) e ainda o projeto ‘Comunicarte3D'”, lê-se.

No desporto, a aposta da autarquia recairá sobre os trabalhos preparativos para a receção do Mundial de Juniores de Orientação, que terá lugar em Aguiar da Beira, em 2021.

Em 2020, o município liderado por Joaquim Bonifácio prevê também concretizar o projeto de requalificação do Dólmen de Carapito e a sua zona envolvente.

Na educação, que tem uma dotação global de 361 mil euros, dará continuidade à atribuição de refeições escolares gratuitas a todos os alunos dos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo, ao transporte escolar gratuito para todos os alunos que frequentem o Agrupamento de Escolas e à atribuição do Prémio de Acesso ao Ensino Superior.

A autarquia estima ainda realizar investimentos em projetos e medidas de apoio e de proteção social, nomeadamente para idosos isolados e para carenciados em situação de particular exclusão social.

O setor económico continuará a merecer atenção, com apoios ao nível do empreendedorismo e do estímulo ao emprego através do Gabinete de Inserção Profissional, do projeto ‘Cowork Aguiar da Beira’ e do Gabinete de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Económico, no qual se insere o Apoio ao Agricultor.

Para habitação e serviços coletivos estão previstos investimentos de 2,1 milhões de euros, que incluem, entre outros, a requalificação do Largo da Carvalha e a 3.ª fase da reformulação e construção de infraestruturas na vila e em várias aldeias.

Com uma dotação de 780 mil euros estão projetos que incluem eficiência energética em edifícios municipais, o Plano de Pormenor da Zona Industrial de Moreira e iluminação LED, entre outros.

O orçamento camarário de Aguiar da Beira vai ser discutido na próxima reunião da Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado