Câmara da Guarda apoia 13 instituições sociais do concelho com 340 mil euros

O executivo da cidade mais alta do país decidiu, ainda, aprovar um procedimento para que nos próximos quatro anos a Volta a Portugal em Bicicleta continue a passar no concelho.

O município da Guarda aprovou ontem, por unanimidade, a atribuição de 340 mil euros a 13 instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, para projetos a executar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo o presidente da autarquia, Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), o município deliberou atribuir o apoio extraordinário no valor global de cerca de 340 mil euros a IPSS que vão aumentar as suas valências para apoio a idosos (construção e ampliação de lares ou criação de centros de dia).

Os 13 projetos estão aprovados pela Câmara Municipal da Guarda e “já deram entrada nas candidaturas do PRR”.

Sérgio Costa referiu que o investimento global a realizar pelas IPSS será no valor de 11 milhões de euros e está prevista a criação de cerca de 210 novos postos de trabalho.

“Esta é uma medida fundamental para o fortalecimento da economia social no nosso concelho (…). Com a aprovação destes 340 mil euros [o município pretende] que a Guarda se afirme efetivamente como um ponto nevrálgico de convergência da economia social”, disse o responsável aos jornalistas no final da reunião quinzenal do executivo.

Na mesma reunião, a autarquia também aprovou, por unanimidade, a atribuição de 100 mil euros às três Associações Humanitárias do concelho (Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra) e 80 mil euros para as quatro equipas de sapadores florestais.

O autarca apontou que aos bombeiros voluntários, somando os 100 mil euros de apoios ordinários que foram hoje aprovados aos cerca de 240 mil euros atribuídos para equipas de intervenção permanente, despende, este ano, uma verba total de cerca de 340 mil euros.

Na mesma sessão foram também aprovados, por unanimidade, um valor de 15 mil euros para apoiar criadores de raças autóctones do concelho (raça bovina e de cabra jarmelista, ovinos-churra mondegueira e bordaleira Serra da Estrela) e 7.500 euros para praias fluviais e piscinas (praias fluviais de Aldeia Viçosa, Quinta da Taberna – Videmonte, Vila Cortez do Mondego, Valhelhas e Barragem do Caldeirão e piscinas de Marmeleiro e Castanheira).

O executivo da cidade mais alta do país decidiu, ainda, aprovar um procedimento para que nos próximos quatro anos a Volta a Portugal em Bicicleta continue a passar no concelho.

Segundo o autarca Sérgio Costa, serão investidos 400 mil euros nos próximos quatro anos, que garantem uma partida da volta em 2022, uma chegada com descanso em 2023 e 2024 e, “por agora”, uma chegada em 2025.


Conteúdo Recomendado