Biblioteca Municipal de Celorico da Beira já foi inaugurada

Desde o inicio do mês, que o concelho de Celorico da Beira tem um novo e moderno equipamento ao serviço da cultura.

Segundo a autarquia, “a abertura da Biblioteca Municipal de Celorico da Beira é um marco importante para o desenvolvimento cultural de Celorico da Beira e do seu concelho”.

A inauguração da Biblioteca Municipal, que decorreu no passado dia 5 de fevereiro, contou com a presença da presidente da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa.

A Biblioteca tem como finalidade facilitar o acesso à informação, cultura, educação e lazer, regendo-se pelos princípios expressos no manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

A Biblioteca Municipal de Celorico da Beira proporciona o livre acesso à educação, à cultura e à informação a todos os utilizadores, facilitando o acesso da população ao uso de equipamentos de tecnologias de informação e comunicação, à consulta/leitura de livros, periódicos, organizando-os e disponibilizando-os, contribuindo, deste modo, para um elevado nível cultural e social dos cidadãos. O novo equipamento facilita também o acesso aos diversos suportes de informação (impressos, audiovisuais, multimédia e eletrónicos), através da consulta local ou do empréstimo domiciliário, fornece documentação relativa aos vários domínios da atividade, de que todo o cidadão e os diferentes grupos sociais necessitam no seu quotidiano.

Instalada em modernas instalações, num edifício desenhado e construído especificamente para este fim, a Biblioteca Municipal de Celorico da Beira oferece aos seus utilizadores uma sala de leitura para adultos, uma sala infantojuvenil com um espaço apropriado à hora do conto, projeção de filmes ou outras atividades com crianças, cafetaria com terraço/esplanada e um auditório com 50 lugares.

As salas estão equipadas com computadores com acesso à internet para uso dos utilizadores.
Possui ainda um jardim no espaço envolvente, sendo de destacar a magnifica paisagem que de todo o conjunto se avista, dada a sua excelente localização.
O espólio bibliográfico conta com cerca de 12 000 publicações, distribuídas pelas diversas áreas do conhecimento.

Possui ainda um espaço para publicações periódicas, que disponibiliza para consulta aos leitores, diversos jornais e revistas.

É de salientar a centralidade deste equipamento, pois está junto à Escola Secundária EB 2, 3 Sacadura Cabral, Pavilhão Gimnodesportivo, Piscinas Municipais, Parque geriátrico e Parque Infantil.


Conteúdo Recomendado