BEYRA eleito o melhor vinho branco do Norte de Portugal

Desde o lançamento em 2012, os vinhos Beyra destacaram-se no panorama dos vinhos portugueses com um posicionamento único e inovador, com origem nas vinhas mais altas de Portugal, a cerca de 700 metros de altitude, da pequena aldeia da Vermiosa, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

A edição deste ano do concurso Decanter World Wine Awards distinguiu o vinho “Beyra Branco 2012” como o melhor vinho branco do Norte de Portugal. Nas palavras de Rui Roboredo Madeira, o enólogo e mentor dos vinhos Beyra, “sempre acreditei nesta região. Quando em 2011, foi possível adquirir a mesma Adega onde em 1987 havia feito a minha primeira vindima, decidi investir por acreditar no enorme potencial dos vinhos desta região, como uma prova viva da competitividade e da riqueza dos vinhos portugueses, e dos tesouros que ainda temos por desvendar”. “Quis fazer despertar este património único de vinhas velhas que encontrámos na Vermiosa e que estávamos em risco de perder”.
Este grande prémio vem confirmar as melhores expectativas do enólogo: “apenas surpreendeu por ter chegando logo no segundo ano na Beira”, ficando à frente de outros grandes vinhos brancos do Norte de Portugal, como são os Alvarinhos. O enólogo Rui Madeira viu também o seu vinho tinto “Castello D’Alba – Grande Reserva de Vinhas Velhas” ser distinguido como o melhor vinho tinto do Douro neste concurso organizado pela Decanter – a mais influente revista de vinhos da Europa. Na edição deste ano estiveram a concurso 14.362 vinhos de todo o mundo, tendo sido distinguidos apenas 156 para o restrito grupo dos melhores de cada região. Em 2013 o júri foi composto por 219 juízes, entre os melhores profissionais de vinhos do mundo, incluindo 75 ‘Masters of Wine’ (Mestres do Vinho) e 13 Master Sommeliers. Apenas após quatro rondas de provas é que são decididos os vencedores de medalhas de ouro e os melhores de cada região.


Conteúdo Recomendado