O número de empresas Gazela continua a aumentar na região Centro. Pelo segundo ano consecutivo, este número ultrapassa a centena. De acordo com o estudo efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), são agora 119 empresas, mais sete do que em 2019, que empregam mais de quatro mil pessoas e que geraram um volume de negócios de 438 milhões de euros e 116,9 milhões de euros de exportações.
As empresas Gazela são empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. Estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.
Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, sublinha que é “com muita satisfação que vemos o crescimento, nos últimos anos, destas empresas na região Centro. Em 2012, existiam 47 empresas gazela e hoje temos 119. Estas empresas representam uma pequena percentagem do universo empresarial, mas cada uma delas tem uma grande importância nas dinâmicas de emprego e de riqueza, contribuindo fortemente para a inovação, atratividade e competitividade da região Centro”. Acrescenta ainda que são empresas com ritmos de crescimento muito elevados e que se traduzem na criação de um grande número postos de trabalho, evidenciando também resiliência, mesmo em contextos económicos adversos.
No distrito da Guarda há duas empresas na lista:
O2S – Engenharia e Construção, Lda (Guarda)
Lactoceleiro – Laticínios e Produtos Regionais, Lda (Fornos de Algodres)
O distrito de Castelo Branco conta com seis empresas na lista:
Vanguardecisions – Mediação Imobiliária, Lda (Covilhã)
Rockpizza, Unipessoal Lda (Covilhã)
Mepisurfaces, Lda (Covilhã)
Bring Data Solutions, Lda (Castelo Branco)
Cutplant Solutions, SA (Castelo Branco)
VTE Eventos, Lda (Castelo Branco)