Autárquicas: PS candidata empresário Alexandre Gonçalves à Câmara de Almeida

O empresário Alexandre Gonçalves, de 48 anos, é o candidato do PS à presidência da Câmara de Almeida, no distrito da Guarda, para que haja “transformação na forma de governar e fazer política”.

O candidato socialista disse hoje à agência Lusa que “a consciência da necessidade de transformação na forma de governar e fazer política” estiveram na base da sua disponibilidade para liderar a lista socialista à presidência do município de Almeida.

“Foi a matriz que me inspirou para conduzir e liderar esta candidatura, focada na unificação do concelho e num plano de intervenção alargado em múltiplos setores, dirigido às ‘pessoas’”, justificou.

Alexandre Gonçalves nunca desempenhou cargos políticos e concorre pela primeira vez à presidência da autarquia de Almeida, situada junto da fronteira com Espanha.

Apostar nas acessibilidades, “defender as suas capacidades e a sua valorização, procurar um novo entendimento alargado do espaço fronteira, assumindo todo o concelho como um ‘concelho fronteira’, não como barreira, mas um espaço de permeabilidade, porosidade, no diálogo com o outro lado, entre todos os setores, atividades comuns e a partilhar”, são objetivos do candidato.

Se vencer as eleições pretende “sustentar pragmaticamente uma relação de proximidade entre a autarquia e os seus munícipes, tirando partido dessa intenção para renovar políticas numa intervenção mais ativa na saúde, na educação, no desporto e num plano alargado e interventivo na ação social, no seu mais amplo espetro”.

“Potenciar um plano de preservação do Vale do Côa, atentos às preocupações ambientais, numa ponderação de oportunidades no âmbito da bioeconomia”, e “implementar um plano de modernização e gestão dos serviços autárquicos, assente em novos procedimentos, olhando para a transição digital como uma infinidade de oportunidades”, são outros dos objetivos.

O candidato do PS também pretende “definir e assumir a cultura como um instrumento constituinte” da identidade concelhia e assumir “a obrigação de a promover e divulgar”.

“Conceber e desenvolver Almeida como um produto turístico, mas implementar um plano neste domínio, capaz de envolver todo o concelho e termos uma oferta alargada e apelativa com critério, sem medidas avulsas e dispersas, com uma clara segmentação e classificação dos públicos e dos eventuais visitantes, de forma a termos um produto válido e capaz”, são propósitos da candidatura socialista que tem por lema “Almeida, Memória com Futuro”.

Alexandre Gonçalves, licenciado em comunicação e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, viveu sempre em Vilar Formoso até ter seguido os seus estudos em Lisboa.

No município de Almeida, presidido pelo social-democrata António José Machado, o PSD tem a maioria, com quatro elementos, e o PS tem um.

Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.


Conteúdo Recomendado