Autárquicas: Pedro Narciso (CDS-PP) quer Guarda com menos impostos e mais pessoas

Na sua intervenção, o cabeça-de-lista do CDS-PP disse que o programa da candidatura engloba oito linhas de ação, com relevância para a criação de investimento e emprego no concelho.

O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara da Guarda, Pedro Narciso, disse hoje que a candidatura que lidera quer um concelho com menos impostos e mais pessoas.

“Nós queremos uma Guarda com menos impostos, mais pessoas e mais turismo”, disse hoje o candidato na apresentação do programa da candidatura do CDS-PP e das listas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia do concelho, na sede de candidatura, com a presença do eurodeputado Nuno Melo.

Na sua intervenção, o cabeça-de-lista do CDS-PP disse que o programa da candidatura engloba oito linhas de ação, com relevância para a criação de investimento e emprego no concelho.

Pedro Narciso defende uma Via Verde para o investimento e a redução de impostos (IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis e Derrama) e do preço da água.

Com vista à transparência da gestão autárquica sugere que os processos municipais sejam agilizados, que a autarquia estabeleça um novo método de comunicação com os munícipes através de ‘APPs’ e que todas as reuniões do executivo sejam transmitidas ‘online’.

Na saúde, na sua opinião, entre outras propostas, a Guarda “tem que liderar um lóbi” para que as insuficiências da Unidade Local de Saúde sejam melhoradas e também deve apostar na telemedicina.

“A Guarda dificilmente se desenvolverá se este vetor [da saúde] não for desenvolvido”, alertou o candidato do CDS-PP.

Na ação social, o programa da candidatura liderada por Pedro Narciso preconiza, entre outras, a intervenção do município na melhoria da habitação social do Bairro da Fraternidade e, no turismo, a criação da Carta Turística do Concelho que reúna toda a oferta que atualmente diz estar dispersa.

O CDS-PP também propõe a criação de “uma marca da Guarda” para “potenciar” o mercado agrário e agropecuário e a despoluição dos rios Diz e Noéme.

O candidato lembrou que a autarquia investiu 1,5 milhões de euros na limpeza das galerias ripícolas destes dois cursos de água e na abertura de um passadiço ao longo das margens, mas questiona: “Quem é que, no seu perfeito juízo, quer caminhar ao longo daquelas margens com um cheiro nauseabundo?”.

A lista liderada pelo enfermeiro Pedro Narciso inclui, por ordem, Isabel Fonseca (professora), José Jorge (empresário), Elsa Silva (empresária), António Reis Nunes (professor), Maria Salete Vaz (psicóloga), Júlio Boa (engenheiro), Ana Catarina Duarte (empresária), Sabrina Matos (desempregada) e Luís Araújo Rodrigues (técnico de Qualidade).

A lista candidata à Assembleia Municipal é presidida pela professora Cláudia Guedes.

A autarquia da Guarda é presidida pelo PSD desde 2013, quando o partido ganhou as eleições com o candidato Álvaro Amaro, que repetiu a vitória em 2017.

Nas eleições autárquicas de 2017 o PSD obteve 61,20% dos votos e cinco mandatos autárquicos, e o PS obteve 23,35% e elegeu dois vereadores.

O município é presidido, desde abril de 2019, por Carlos Chaves Monteiro, que substituiu Álvaro Amaro quando este foi para o Parlamento Europeu.

Na Guarda, além de Pedro Narciso, são candidatos à liderança do município Sérgio Costa (independente), Carlos Chaves Monteiro (PSD), Luís Couto (PS), Honorato Robalo (CDU), Francisco Dias (Chega) e Jorge Mendes (BE).


Conteúdo Recomendado