Autárquicas: CDU recandidata Maria Eduarda Rebelo em Celorico da Beira

A professora aposentada Maria Eduarda Rebelo disse esta segunda-feira à agência Lusa que volta a candidatar-se pela CDU à presidência da Câmara Municipal de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, porque “gostava de ajudar” no desenvolvimento do concelho.

Maria Eduarda de Jesus Marques Rebelo, de 69 anos, professora aposentada do 1.º ciclo do ensino básico, reside em Évora e é natural da União de Freguesias de Celorico e Vila Boa do Mondego (Celorico da Beira).

A candidata, que também foi cabeça de lista da CDU à presidência da autarquia de Celorico da Beira nas eleições autárquicas de 2017, é dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul.

“Sou filha de Celorico [da Beira] e adoro a minha terra”, disse hoje à Lusa Maria Eduarda Rebelo, para justificar a candidatura.

A candidata, que reside fora da terra natal há cerca de 40 anos, lamenta que o município de Celorico da Beira possua um “fraco desenvolvimento”.

“Noto que é uma terra que está em fraco desenvolvimento, apesar de ser das terras que está mais bem situada na região”, referiu, apontando a existência das estradas nacionais 16 e 17, da autoestrada A25 (Aveiro/Vilar Formoso) e da linha ferroviária da Beira Alta.

A professora aposentada disse que é candidata pela CDU porque “gostava de ajudar, para que Celorico da Beira sofresse algum desenvolvimento”.

“É uma terra bonita, tem muitas potencialidades e não se desenvolveu, quando tinha todas as condições para sofrer um grande desenvolvimento. O que me preocupa é haver à volta [do concelho] de Celorico da Beira um grande desenvolvimento e em Celorico da Beira [o desenvolvimento é] zero”, aponta.

Caso fosse eleita líder do executivo, a candidata da CDU adianta que iria procurar “que houvesse gente que conseguisse investir” e tentar criar condições para os empresários se estabelecerem no concelho.

A CDU também volta a candidatar à liderança da Assembleia Municipal de Celorico da Beira Fernando Manuel Pereira, de 65 anos, empresário e jornalista, atual presidente da Associação Lageosense de Solidariedade Social (freguesia de Lajeosa do Mondego).

No município de Celorico da Beira, presidido pelo social-democrata Carlos Ascensão, o PSD tem dois eleitos, o PS outros dois e o movimento independente Pela Nossa Terra tem um elemento.

O PSD recandidata o atual autarca Carlos Ascensão ao segundo mandato e o vereador José Albano Marques é o candidato do PS.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.


Conteúdo Recomendado