UBI participa em projeto com financiamento superior a 2 milhões de euros

O projeto tem como objetivo analisar os desafios que serão enfrentados pelos sistemas elétricos do futuro.

O Centre for Mechanical and Aerospace Science and Technologies (C-MAST) da Universidade da Beira Interior (UBI) vai participar no Programa de Atividades Conjuntas (PAC) -Energia, um projeto que vai ter um financiamento superior a 2,1 milhões de euros e que tem como objetivo analisar os desafios que serão enfrentados pelos sistemas elétricos do futuro.

Trata-se de um programa que envolve quatro universidades, nomeadamente a UBI/C-MAST a FEUP/INESC TEC, a UMinho/ALGORITMI e a FCTUC/INESC Coimbra, que em conjunto submeteram a proposta que “foi avaliada de forma muito positiva por um painel de peritos, estando agora elegível para o financiamento”, refere o coordenador do projeto na UBI.

Um investimento de mais de 2,1 milhões de euros, dos quais cerca de 430 mil euros vêm diretamente para o C-MAST /UBI e que significam “um financiamento notável para os próximos três anos”, salienta João Catalão. “Este PAC torna-se, assim, no segundo projeto científico “milionário” na UBI na área científica da Energia”, acrescenta.

De acordo com o investigador, com este projeto pretendem-se “desenvolver novas metodologias científicas que constituirão soluções disruptivas para responder aos desafios que se perspetivam para os sistemas elétricos do futuro, implementando uma abordagem multidisciplinar que apresentará desenvolvimentos junto dos principais atores do sistema elétrico: utilizadores finais de energia, operadores da rede e mercados/regulação”.

Assim, o PAC-Energia vem dar resposta aos desafios societais da área em que se insere, especialmente no que diz respeito à “Energia Segura, Não Poluente e Eficiente” (DS3), aos “Transportes Inteligentes, Ecológicos e Integrados” (DS4) e às “Sociedades Seguras – Defender a Liberdade e a Segurança da Europa e dos seus Cidadãos” (DS7).

Além de João Catalão, o investigador João Matias também fará parte da coordenação do projeto na UBI/C-MAST, ambos já tiveram a mesma responsabilidade no programa SiNGULAR, com um financiamento de 5 milhões de euros, e em dois projetos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) consecutivos.


Conteúdo Recomendado