Serra da Estrela na Rede Nacional de Montanhas de Investigação

As serras da Estrela, de Montesinho e do Pico(esta última nos Açores) foram escolhidas para a criação da Rede Nacional de Montanhas de Investigação para valorizar os recursos existentes.

Na apresentação do projeto, que decorreu na Serra de Montesinho (Bragança), o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, traçou como objetivo da iniciativa aproveitar o conhecimento científico para explorar e valorizar as áreas de montanha nas diferentes vertentes, desde a preservação, agricultura, clima, ao património e turismo científico.

As instituições de investigação como os politécnicos de Bragança e da Guarda e a Universidade dos Açores são os parceiros nesta rede que arranca com três projetos-piloto e que o ministro espera ver alargada a outras zonas de montanha do país.

O lançamento desta rede é, explicou o governante, a concretização de uma ideia iniciada há pouco mais de um mês, quando em Bragança, por iniciativa do Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o único do país, se realizou a conferência europeia Euro Montanha.


Conteúdo Recomendado