Guarda recebe na Páscoa patrulhas conjuntas da PSP e da Polícia espanhola

A cidade da Guarda vai assistir na sexta-feira, pela primeira vez, a uma ação de patrulhamento conjunto da PSP e do Corpo Nacional de Polícia de Espanha para apoiar os turistas espanhóis de visita à região.

Dois elementos do Corpo Nacional de Polícia de Espanha, da Comissaria Provincial de Salamanca, vão participar, com elementos da PSP, em “patrulhas conjuntas de proximidade e visibilidade” em zonas de interesse comercial, histórico, monumental, de lazer e de restauração da cidade da Guarda, disse hoje à agência Lusa fonte do Comando Distrital da PSP.

Segundo a fonte, a presença dos agentes incide “nas zonas de maior afluxo de visitantes portugueses e espanhóis” e visa “prestar apoio aos turistas e prevenir pequenos delitos criminais”.

“A ação é no sentido de prestar apoio aos turistas espanhóis que na época da Páscoa, tendo em conta a proximidade da fronteira, se deslocam à cidade da Guarda”, explicou.

A fonte referiu que a colaboração entre a PSP e o Corpo Nacional de Polícia espanhola já tem acontecido, nesta época do ano, “com êxito”, em outros comandos distritais da PSP do país, chegando agora à cidade da Guarda, “que fica próxima da fronteira e costuma registar [pela Páscoa] a presença de muitos turistas” do país vizinho.

A cooperação entre a PSP e a Polícia de Espanha surgiu no âmbito de um memorando de colaboração que foi assumido entre as duas entidades em dezembro de 2013, “visando o reforço de mecanismos de cooperação técnico policial entre ambas as polícias”, lembra o Comando Distrital da Guarda da PSP.


Conteúdo Recomendado