Cultura e Religião são destaque na Semana Santa da Guarda

Procissao Passsos Guarda

O Município da Guarda volta a promover, até ao dia 30 de março, em parceria com várias entidades, a Semana Santa – Cultura e Fé com atividades na cidade, mas também por várias localidades do concelho.

Trata-se de um evento religioso que assume uma forte componente cultural e social, apresentando uma programação constituída por várias atividades, que começaram no passado dia 16 de março, num momento de exaltação do património material e imaterial que carateriza as celebrações da Quaresma, da Semana Santa e da Páscoa.

De 22 a 30 de março, Pousade recebe a Residência Artística orientada por Sofia Portugal, com o Coro Teatro Religioso.

No dia 23 de março, sábado, a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) promove, com o apoio do Município da Guarda, o Percurso das Alminhas. A atividade inicia-se às 9h00 na Menoita, e conta com uma visita ao património local e identificação de alminhas sendo o percurso acompanhado pela AJTG e pela Junta de Freguesia. A iniciativa termina na Menoita com Jogos Tradicionais seguidos de almoço, e ás 14h00 de uma Oficina de execução de ramos (Véspera de Domingo de Ramos). Este percurso circular, de cerca de 10 km, passará por várias localidades da Freguesia de Pêra do Moço: Menoita,, Rapoula, Pêra do Moço e Verdugal. As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas aqui.

Ainda nesse dia, na Catedral da Guarda, às 16h00, o Conservatório de Música de São José realiza o Concerto de Páscoa. E às 21h00, em Pêra do Moço cumpre-se o rito de louvor aos mortos com a Encomendação das Almas. Um rito do período quaresmal que leva um grupo de pessoas à rua durante a noite, normalmente num lugar de elevação, para fazerem orações pelas almas dos que já partiram. A iniciativa contará com a participação dos Grupos de Encomendação das Almas da Sequeira, Faia, Quinta de Gonçalo Martins, Maçainhas, Famalicão da Serra, Grupo de Cantares ‘A Mensagem’, Marmeleiro e Castanheira. Estes Grupos, tem participado nos últimos anos em várias manifestações populares de caráter religioso com o intuito de preservar e vivenciar tradições do sagrado. Também em Pêra do Moço, na igreja Matriz da freguesia, realiza-se às 22h30 o Concerto de Páscoa, pelo grupo italiano ‘D’Altro Canto Duo’. O grupo é composto por Elida Bellon e Giulia Prete e o único instrumento é a voz. As cantoras aliam o canto e a dança na tradição popular.

No Domingo de Ramos, 24 de março, às 17h00, o duo italiano volta a atuar na Igreja de S. Miguel, na Guarda.

Já dia 27 de março, a Igreja da Misericórdia recebe o Concerto de Páscoa, ‘Monte das Oliveiras’, por Cardo Roxo. Um ensemble dirigido por Antony Fernandes e Carmina Repas Gonçalves, que apresentam o quarto disco inteiramente dedicado à música religiosa tradicional portuguesa.

Na noite de sábado de aleluia, 30 março, às 21h30, Pousade recebe o Teatro Religioso ‘Eis, Pôncio Pilatos!’. O espetáculo terá a direção artística de Daniel Rocha e é uma representação de índole comunitária que pretende respeitar a tradição centenária de teatro religioso e popular de Pousade, e é um coprodução do Grupo Desportivo e Cultural Pousadense e o Teatro Municipal da Guarda.

O programa da Semana Santa Cultura e fé engloba também as iniciativas religiosas que decorrem no concelho. Até ao dia 29 março decorrerá em várias localidades do concelho e na cidade a Via Sacra. Iniciativa que recria o trajeto de Cristo até ao Calvário. E no dia 23 de março na Freguesia da Ramela, às 14h30, realiza-se a Festa de Nossa Senhora da Teixeira, em Aldeia Nova.

A Sé da Guarda recebe, durante o dia 28 de março, quinta-feira santa, a Missa Crismal e Bênção dos Óleos, às 10h30 e Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Lava-pés, às 19h00. Ainda nesse dia, pelas 21h00, decorrerá uma Visita e Adoração na Igreja de São Vicente, Sé da Guarda, Igreja da Misericórdia e Igreja de São Miguel.

Na Sexta-feira Santa, dia 29 de março, a Sé da Guarda será palco para a celebração da Paixão do Senhor, com a adoração à Cruz, pelas 17h00. E à noite, pelas 21h30, terá lugar na Igreja da Misericórdia, o Enterro do Senhor.

O programa de celebração religiosa termina no Sábado de Aleluia, dia 30 de março, na Sé, e em S. Miguel, na Guarda, com a Vigília Pascal, às 21h30.

A iniciativa Semana Santa, Cultura e Fé é promovida pelo Município da Guarda em parceria com a Diocese da Guarda e com a Santa Casa da Misericórdia.

Programa completo aqui.


Conteúdo Recomendado