Cinco concelhos do distrito da Guarda estão hoje em "risco máximo" de incêndio

Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Sabugal, Guarda são os concelhos em risco.

Doze concelhos dos distritos de Coimbra, Guarda, Faro, Santarém, Coimbra e Castelo Branco apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Sabugal, Guarda (Guarda); Arganil e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Portimão (Faro); Sardoal (Santarém); Mação, Oleiros e Vila de Rei (Castelo Branco) estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O Instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ vários concelhos de vários distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral da região Centro até ao início da manhã, com o vento a soprar em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado de nordeste nas terras altas até ao início da manhã e para o final do dia, de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde e de noroeste no litoral oeste a sul do cabo Carvoeiro, onde será por vezes forte e com rajadas até 55 km/h em especial durante a tarde.

O instituto prevê ainda uma pequena descida da temperatura mínima na região Centro, além de uma pequena subida da temperatura máxima no litoral Norte e pequena descida no litoral oeste a sul do cabo Carvoeiro.

Para os Açores, e nas ilhas do grupo ocidental o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, tornando-se encoberto a partir da tarde, bem como períodos de chuva fraca para o fim do dia.

No grupo central é esperado céu com boas abertas, tornando-se encoberto a partir da tarde, e períodos de chuva, que poderão ser pontualmente fortes a partir da tarde. Enquanto no grupo oriental são esperados períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiros.

Já na Madeira, o IPMA prevê céu geralmente pouco nublado, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo.

Segundo o IPMA as temperaturas máximas vão hoje atingir os 36 graus Celsius em Faro; os 34 em Évora e Castelo Branco; 30 em Bragança; 31 em Vila Real e Viseu; 28 em Lisboa; 29 no Funchal; 26 em Ponta Delgada e no Porto; 27 em Angra do Heroísmo e Santa Cruz.


Conteúdo Recomendado