Associação de defesa da floresta de Folgosinho promove ação de sustentação de solos

A associação de defesa da floresta de Folgosinho, Gouveia, vai organizar na sexta-feira uma ação de sustentação de solos e de controlo de águas pluviais, numa zona atingida pelos incêndios dos dias 15 e 16 de outubro.

A Folgonatur – Associação Folgosinhense de Defesa da Floresta da Natureza e das Tradições, criada recentemente, vai concretizar naquele dia a sua segunda ação no terreno, numa área da encosta leste de Folgosinho, na Serra da Estrela, que foi destruída pelas chamas.

A iniciativa “Renascer Folgosinho – Sustentação dos solos” tem início marcado para as 9 horas de sexta-feira, com a concentração dos participantes no Adro de Viriato, seguindo-se a deslocação para a denominada Encosta das Bugalhas, onde decorrerá a ação no terreno.

Segundo a Comissão Instaladora da Folgonatur, a iniciativa é realizada em colaboração com a Associação de Compartes.

No dia 12 de novembro, a associação realizou a iniciativa “Renascer Folgosinho – Da semente à Floresta”, que possibilitou a sementeira de carvalhos em seis hectares de área ardida com a participação de cerca de sessenta voluntários.

“À semelhança do sucesso da anterior iniciativa, esta associação sem fins lucrativos conta com a participação massiva de todas as pessoas que, na região, se identifiquem com esta causa e, desta vez, ainda com uma possível participação de grupos de voluntariado corporativo afeto a algumas empresas de âmbito nacional”, refere a associação em nota hoje enviada à agência Lusa.

As inscrições para a participação na atividade de sustentação de solos e de controlo de águas pluviais podem ser feitas até quarta-feira para o endereço de correio eletrónico geral@folgonatur.pt ou para o telefone 913481586.

A organização recomenda que os participantes façam uso de calçado adequado, luvas, água e de reforço alimentar.


Conteúdo Recomendado