Associação de Artesãos da Serra da Estrela presente na FIA

A FIA – Feira Internacional de Lisboa decorre até ao próximo dia 7 de julho, na FIL.

Considerada a maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda na Europa, conta com mais 600 expositores e de mais de 40 países.

Trata-se de uma plataforma de para a promoção da Identidade e Desenvolvimento dos Territórios Nacionais e Estrangeiros designadamente ao nível económico, cultural e turístico.

A FIA “apoia o Desenvolvimento Regional e as culturas locais, através de várias vertentes do Património Cultural Material e Imaterial – artesanato, gastronomia, recursos naturais, atividades culturais e turísticas, entre outras, procurando evidenciar Micro, Pequenas e Médias Empresas Nacionais, Entidades e Organismos Oficiais ligados a projectos que visam a promoção e divulgação dos Territórios, bem como a venda dos Produtos Regionais.”

A Associação de Artesãos Serra da Estrela encontra se no Pavilhão 1, “a representar o que de melhor se produz na nossa região, com várias peças de artesanato que são únicas e que podem ser adaptadas consoante o gosto de cada um.”

Sobre a AASE

A A.A.S.E (Associação de Artesãos da Serra da Estrela) foi criada em 1992 por iniciativa de um pequeno grupo de artesãos do concelho de Seia. Pretendia-se na altura identificar e organizar a capacidade de oferta dos artesãos do concelho.

Dada a dinâmica que rapidamente a associação criou quer na organização de participações conjuntas em feiras internacionais, quer na promoção dos seus artesãos e das suas produções rapidamente se transformou em associação de cariz regional da Serra da Estrela.

A A.A.S.E. é neste momento a Associação representante da Federação Portuguesa de Artes e Ofícios para a Região Centro. Passam pela Associação de Artesãos todos os processos de candidatura à Carta de Unidade Produtiva Artesanal localizados na Região Centro.

 


Conteúdo Recomendado