Associação da Covilhã envolveu seis mil destinatários diretos em 20 anos

A Beira Serra, Associação de Desenvolvimento Local, sediada na Covilhã, vai promover um conjunto de ações que visam assinalar os 20 anos da instituição, cuja atividade já envolveu mais de seis mil destinatários diretos, disse a direção daquele organismo.

“Com cerca de 30 grandes projetos finalizados, abrangendo um total de mais de seis mil destinatários diretos, com mais de 60 mil horas de formação realizada, com mais de uma dezenas de publicações editadas e 10 estruturas criadas, a Beira Serra é hoje uma associação participada, prestigiada e socialmente responsável”, referiu o presidente da direção, José Nunes Dias.

Este responsável sublinhou que foram “várias as áreas de atuação” que permitiram dar respostas a vários setores da sociedade, normalmente com mais problemas de integração e participação cívica, pelo que o balanço é positivo.

“A monitorização do trabalho não está feita em termos estatísticos, até porque muito se enquadra em componentes imateriais e na vida de cada uma das pessoas, mas o ‘feedback’ que temos é positivo e permite-nos assumir com alguma segurança que os efeitos são consideráveis”, sublinhou.

Entre os projetos, José Nunes Dias destacou o da intervenção e recuperação em cerca de 50 casas degradadas, “que deram melhores condições de vida aos habitantes”, como um dos mais marcantes.

O projeto do Centro do Tempo, assumiu, pode ter sido o que terá corrido menos bem.

Ainda assim, este responsável considerou que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos “é de relevo” e garantiu que a Beira Serra pretende continuar a realizá-lo, enquanto os problemas sociais persistirem.

Para o futuro mais próximo, a associação tem delineada a continuidade de projetos para os quais tem financiamento aprovado, pretendendo depois recorrer ao “importante instrumento” que será o próximo quadro de apoio comunitário.

Já no que concerne ao programa de aniversário, a associação levará a cabo, no domingo, a “2.ª Festa de outono”, que se realiza no Parque de Lazer da Boidobra, Covilhã.

Para dia 20 de novembro, às 14 horas, está marcada a realização do seminário “Beira Serra 20 anos De(s)Envolvimento/ A minha Terra em 2034. O que faz falta? O que Fazer”, a decorrer na Universidade da Beira Interior.

O programa também integra a apresentação, em sessão de encerramento, a 16 de dezembro, no Fundão, do projeto “Empreender no Feminino”, e a realização de um jantar de aniversário, a 18 de dezembro na Covilhã.

A Beira Serra foi criada em 1994, atualmente desenvolve a ação nas áreas dos concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor, conta com nove técnicos e com um plano de atividades que envolve cerca de 300 mil euros anuais.


Conteúdo Recomendado