Artista plástico Acácio de Carvalho vence Prémio Abel Manta de Pintura

A entrega do Prémio Abel Manta de Pintura, com um valor monetário de cinco mil euros, e a inauguração da exposição decorrem em 06 de agosto, dia em que se realiza a sessão pública de distinção do vencedor.

O artista plástico Acácio de Carvalho venceu o Prémio Abel Manta de Pintura 2021, com a obra “Ábside VII”, um acrílico sobre madeira, anunciou hoje a Câmara de Gouveia, no distrito da Guarda.

Esta nona edição do prémio, lançada em fevereiro último, teve a concurso 140 obras de 96 artistas, tendo o júri decidido, ainda, atribuir uma menção honrosa ao acrílico sobre tela “Diana em suspensão”, de Manuel Mendes, refere o município numa nota de imprensa.

Integraram o júri de seleção a arquiteta Isabel Manta, neta do pintor Abel Manta (1888-1982), a artista plástica Mónica Nogueira e o fotógrafo Carlos Nabais, em representação do Município de Gouveia.

Nascido em 1952 em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, Acácio de Carvalho tem o curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Belas-Artes do Porto e mestrado em Cenografia pela universidade norte-americana de Boston.

Entre 1972 e 1982, trabalhou como designer gráfico no Jornal de Notícias e é professor adjunto na Área de Artes e Ofícios da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

“Desde 1965 que trabalha em teatro, ópera e cinema, como ator, encenador e, principalmente, como cenógrafo. Como artista visual, o seu trabalho estende-se por vários campos de ação como a pintura, escultura, gravura, cerâmica, ilustração, design gráfico, fotografia, instalação e vídeo-arte”, adianta a nota.

O artista, que “expõe individualmente com regularidade desde 1986 em Portugal e em alguns países, como o Brasil, Bélgica, Espanha e França”, tem, também, participado em inúmeras exposições coletivas no país e no estrangeiro e recebeu vários prémios.

A entrega do Prémio Abel Manta de Pintura, com um valor monetário de cinco mil euros, e a inauguração da exposição decorrem em 06 de agosto, dia em que se realiza a sessão pública de distinção do vencedor.

Além daquelas pinturas, foram ainda selecionados para exposição, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia, e para catálogo, mais 14 trabalhos.

O concurso, de caráter bienal, foi instituído pela Câmara de Gouveia, em 2007, e pretende “promover e valorizar as artes plásticas e os artistas nacionais, proporcionando a apresentação pública dos seus trabalhos e valorizando as artes plásticas como elemento-chave da programação cultural do município”.

Abel Manta, que “foi dos maiores pintores modernistas portugueses”, nasceu em Gouveia em 12 de outubro de 1888.

Frequentou a Escola de Belas-Artes de Lisboa onde cursou pintura e, em 1919, mudou-se para Paris (França), país no qual prosseguiu a sua formação artística e expôs.

Regressou a Lisboa em 1925 e, no ano seguinte, lecionou numa escola técnica no Funchal, regressando em 1927 à capital.

“Com um percurso artístico inconfundível, Abel Manta foi dos maiores pintores modernistas portugueses”, lê-se na nota de imprensa da Câmara de Gouveia, destacando que foi “vencedor de vários prémios individuais” e “responsável por recriar a imagem de Portugal em diversos certames pela Europa, nomeadamente na decoração do pavilhão de Portugal na Exposição de Sevilha em 1929 e nas exposições de Paris em 1931 e 1937”.

Abel Manta morreu em Lisboa em 09 de agosto de 1982.


Conteúdo Recomendado