Arrebita Idanha Bio é o primeiro festival gastronómico com certificação Bio

Foto Arrebita 3

14 chefs estiveram a cozinhar na aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no passado sábado.

Foto Arrebita Certificacao Bio

Durante um sábado de sol, a aldeia histórica de Idanha-a-Velha recebeu o festival de gastronomia Arrebita Idanha Bio que acolheu mais de mil visitantes que degustaram as iguarias preparadas por 14 chefs de topo, incluindo com estrelas Michelin.

Na sua 4ª edição, este evento revolucionário apresentou a inovação que faltava: é o primeiro festival gastronómico reconhecido com certificação Bio!

“É um feito que se deve aos 14 chefs participantes no evento, que aceitaram o desafio de incorporarem nas suas ementas entre 30 a 60% de produtos biológicos, devidamente certificados. Desta forma, o Arrebita Idanha Bio alcançou nesta edição uma certificação Bio de “Bronze”, que é algo inédito para um festival gastronómico”, anunciou Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A 4ª edição do Arrebita Idanha Bio esteve integrada no projeto Idanha-a-1000, apoiado pelo Turismo de Portugal, e teve a organização conjunta da Filarmónica Idanhense, Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Amuse Bouche.

Com chefs oriundos de todo o país, mas também talentos locais, o festival combinou os ingredientes perfeitos. Harmonizou o património natural e cultural de um verdadeiro museu ao ar livre – a milenar Idanha-a-Velha –, com iguarias de grandes nomes da cozinha nacional e os produtos da Bio-Região de Idanha-a-Nova, premiada pela União Europeia como a melhor da Europa.

“Um festival diferenciador como o Arrebita Idanha Bio apenas é possível graças à equipa fantástica que o organiza, aos produtores biológicos, aos transformadores e a todos os que fomentam uma produção agroalimentar saudável e sustentável. Portugal tem excelentes condições para produzir alimentos de uma forma competitiva a nível mundial”, afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

Efetivamente, os chefs foram desafiados a utilizarem produtos biológicos, da região e do país, num trabalho artesanal e criterioso em conjunto com pequenos produtores com produção biológica certificada. Um repto abraçado por todos os participantes, num compromisso de evolução, nas próximas edições, para um festival de gastronomia que se quer 100% bio e sustentável.


Conteúdo Recomendado