António Fidalgo reeleito como Reitor da UBI

O atual Reitor vai cumprir um segundo mandato que terminará em 2021.

António Fidalgo foi reeleito Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), tendo alcançado a preferência de 18 dos 29 elementos presentes na reunião do Conselho Geral da UBI. Na eleição realizada esta quinta-feira, dia 29 de junho, o docente da Faculdade de Artes e Letras foi o escolhido, face ao candidato Tiago Sequeira, docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que obteve sete dos votos. Registaram-se quatro votos em branco.

No final da votação, o presidente do Conselho Geral da UBI, José Ferreira Gomes, destacou o facto de terem existido dois candidatos, que mostraram “dedicação e excelente compreensão dos problemas da UBI”. Projetos com “diferenças razoáveis”, acrescenta, mas “com grande mérito e seriedade”.

José Ferreira Gomes fez um balanço positivo de todo o processo, que nesta quinta-feira, incluiu as audições públicas dos candidatos e que “correram muito bem, com grande envolvimento de todos, e tendo sido obtidas todas as respostas às perguntas dos conselheiros”. “No final, o Conselho Geral votou a proposta que entendeu ser a melhor para o futuro da Universidade. A UBI está de parabéns”, concluiu José Ferreira Gomes.

António Fidalgo foi eleito a primeira vez em 2013 e cumprirá um segundo mandato até 2021. Natural de Penamacor é doutor em Filosofia, tendo feito um trajeto académico na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nas universidades alemãs de Würzburg e Colónia, Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Harvard.

Como docente, passou pelas universidades de Bamberg (Alemanha), Católica Portuguesa, Federal da Bahia (Brasil) e Santiago de Compostela. Está na UBI desde 1991, onde foi diretor de vários cursos, presidente de conselho científico , membro do senado e assembleia da UBI, vice-reitor (nos mandatos de Passos Morgado e Manuel Santos Silva) e presidente da Faculdade de Artes e Letras. Dirigiu ainda a unidade de investigação LabCom – Laboratório de Comunicação Online.

 


Conteúdo Recomendado