Alunos do Instituto de Gouveia vencem Concurso de Empreendedorismo “The Future is You”

Alunos do curso de Mecânica de Automóveis Ligeiros do Instituto de Gouveia – Escola Profissional (IG) venceram o Concurso Supramunicipal de Ideias de Negócio “THE FUTURE IS YOU” – 1ª Edição | Digital promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

Esta iniciativa da CIMBSE, que é composta por 15 municípios (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso), insere-se no âmbito do Projeto “ATUA!”, projeto educativo de desenvolvimento de competências empreendedoras, cujo principal objetivo visa comprometer e envolver os jovens com a sua Região, empoderando-os com a capacidade de detetar oportunidades para criar respostas inovadoras e sustentáveis, que favoreçam a sua comunidade e valorizem o seu património. A iniciativa insere-se ainda no Projeto de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pela União Europeia ao abrigo do Centro 2020.

Neste concurso participaram diversas escolas pertencentes à CIMBSE e o projeto vencedor – “Sentidos” – foi pensado e criado pelos alunos do Instituto de Gouveia Armando Santos e António Figueiredo, orientados pelo professor Marco Gonçalves, provando desta forma a qualidade superior do ensino desenvolvido nesta escola.

Este projeto tem como finalidade facilitar a visualização dos monumentos a pessoas invisuais. O “Sentidos” consiste em duas tecnologias: uma apresentação áudio, a explicar os pormenores a nível arquitetónico e nível artístico; e a recriação do monumento em 3D, para que os utilizadores possam ver o monumento e os seus pormenores, por meio do tacto, ao mesmo tempo que ouvem a explicação áudio.



Conteúdo Recomendado