Alunos da Universidade de Salamanca visitaram Penamacor e Fundão

Os municípios de Penamacor e do Fundão receberam, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, uma unidade de investigação da Universidade de Salamanca das áreas de antropologia e de desenvolvimento regional.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Penamacor e o Instituto de Investigações Antropológicas de Castilla e León de Salamanca assinaram um protocolo de colaboração, no dia 8 de setembro de 2021, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O convénio tem como objetivos fortalecer os vínculos de colaboração tendentes ao desenvolvimento do conhecimento, estudo e divulgação das realidades culturais, numa perspetiva histórica, sociológica e antropológica da região de Castilla e León e da Beira Interior (especificamente a área de influência do Concelho de Penamacor). Sob a temática de “Identidade, ruralidade e mudanças”, durante dois dias os alunos visitaram no concelho o Museu Municipal, a Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches, a Zona Histórica da Vila e o Santuário de Nossa Senhora da Póvoa, tendo sido recebidos nos Paços do Concelho, no dia 11 de fevereiro.

Presentes na cerimónia, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, a Vice-Presidente da mesma autarquia, Ilídia Cruchinho, a Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira, e Ángel Espina Bárrio, membro da Junta Diretiva do Instituto e Diretor do Master Universitário de Antropologia Ibero Americano, e Luiz Nilton Correa, Professor desta mesma linha. António Luís Beites Soares referiu que Penamacor é um território pequeno mas com um património fantástico. “É muito gratificante ter-vos aqui e quando quiserem voltar são bem vindos”, disse. Já para Ángel Espina Bárrio esta é uma iniciativa muito interessante, sendo que a Universidade de Salamanca estará sempre disponível para cooperar com os dois municípios.


Conteúdo Recomendado