Os participantes são oriundos de 31 países “maioritariamente da Europa, mais propriamente dos países da Escandinávia (Suécia, Noruega e Finlândia), entre os quais estarão presentes alguns atletas do top 10 da elite masculina e um atleta com 91 anos de nacionalidade suíça”, salientou.
A iniciativa é organizada pela Associação Desportiva do Mondego (ADM), em parceria com a Federação Portuguesa de Orientação (FPO), Federação Internacional de Orientação (IOF), município de Almeida, União de Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira e a União de Freguesias de Miuzela e Porto Ovelha.
“O evento é pontuável para o ranking mundial, nos percursos de elite, o que proporcionará uma oportunidade para assistir ao vivo ao desempenho dos melhores especialistas mundiais de orientação pedestre”, destacou a Câmara Municipal.
Paralelamente à vertente competitiva, estarão disponíveis percursos para quem quiser participar de forma lúdica, ou ter contacto com a modalidade pela 1.ª vez.
A Câmara referiu ainda que “o Portugal O’ Meeting é o maior evento de orientação organizado anualmente no país e um dos mais importantes a nível mundial, que mobiliza um vasto conjunto de meios e atletas que lhe confere tal importância”.