Entre sábado e o dia 28, a autarquia de Almeida organiza uma Exposição de Produtos Endógenos, um Mercadinho de Outono (dia 13) e uma Visita Guiada Encenada “Lenda de São Martinho e Rota dos Sabores” (dia 13).
“Estas iniciativas têm por objetivo dar continuidade ao trabalho de promoção e divulgação das potencialidades do concelho, que a Câmara Municipal através da Divisão de Turismo tem desenvolvido ao longo dos anos”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a nota do município presidido por António José Machado, a Exposição de Produtos Endógenos vai estar patente ao público de sábado a dia 28, nos espaços do Turismo Municipal de Almeida e de Vilar Formoso.
Da mostra dos diversos produtos do território fazem parte mel, azeite, frutos secos, doces, compotas, licores, vinhos e doçaria (Bola Doce, Meia Lua, Pastel “23”, Loreto, entre outros), que poderão ser apreciados e adquiridos nos dois espaços municipais.
No dia 13, também um sábado, irá decorrer no antigo Quartel das Esquadras, no centro histórico de Almeida, o “Mercadinho de Outono”, com mostra e venda de produtos locais.
A iniciativa, a realizar entre as 10h30 e as 16h30, vai dar a conhecer “o que de melhor se faz” no território, segundo a organização.
No mesmo dia, com o objetivo de assinalar o São Martinho, a Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Almeida realiza uma Visita Guiada Encenada “Lenda de São Martinho e Rota dos Sabores”, das 11h00 às 12h30.
Durante a iniciativa, a personagem de São Martinho “irá percorrer o centro histórico, com paragem nos agentes locais para degustação de iguarias”, adianta a autarquia de Almeida, situada junto da fronteira com Espanha.
Os interessados em participar na visita guiada encenada, que tem vagas limitadas, devem fazer a sua inscrição até ao dia 10, no Turismo Municipal de Almeida, presencialmente ou através do telefone 271 149 451 ou do ‘email’ turismo.almeida@cm-almeida.pt.
“Desperte a curiosidade e venha apreciar os produtos endógenos!”, é o desafio lançado pelo município ao público interessado em visitar Almeida, uma das doze Aldeias Históricas de Portugal.
A antiga praça-forte de Almeida, construída nos séculos XVII e XVIII, é considerada uma “joia” da arquitetura militar abaluartada.
Os municípios de Almeida, Elvas, Marvão e Valença formalizaram, em dezembro de 2019, junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a candidatura conjunta das Fortalezas Abaluartadas da Raia a Património Mundial.