Aldeias do Xisto lançam no fim de semana Grande Rota do Zêzere

A Grande Rota do Zêzere, da nascente do rio Zêzere, na serra da Estrela, até à sua foz, em Constância, num percurso de 370 quilómetros que pode ser feito a pé, de bicicleta e de canoa, é lançada no fim de semana.

Segundo uma nota de imprensa da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), entidade responsável pela implementação da rota, anunciada como a “primeira grande rota multidisciplinar do país”, no sábado e no domingo um grupo de atletas vai fazer todo o percurso em estafeta, transportando um testemunho com água da nascente e dos vários pontos de paragem ao longo da rota.

O alpinista João Garcia, o atleta olímpico de BTT David Rosa e o canoísta Emanuel Silva, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, integram o grupo.

A mesma nota explica que “nos pontos de passagem e de enchimento do testemunho com mais um pouco de água do rio cada um dos municípios parceiros” da Grande Rota do Zêzere (GRZ) – num total de 13 – “preparou uma festa para celebrar a inauguração dos seus respetivos troços da rota”.

O percurso começa às 8h30 de sábado, no Covão D’Ametade, em Manteigas, em BTT, terminando nesse dia em Figueiró dos Vinhos, Leiria, com “trail running”, num percurso que vai incluir passeio pedestre.

É em Figueiró dos Vinhos que a rota é retomada no domingo, Dia Mundial do Turismo, para ser concluída em Constância, distrito de Santarém, onde terminam todas as disciplinas, incluindo canoagem.

O coordenador executivo da agência, Rui Simão, adiantou que o percurso inclui 13 estações intermodais, 17 áreas de descanso, 18 leitores de paisagem e 65 painéis informativos.

“Instaladas em locais próximos do rio, as estações intermodais são estruturas multifuncionais de apoio, que permitem aos utilizadores da rota alternarem o modo de locomoção ao longo do itinerário (pedestre, BTT e canoa), sem necessidade de sair do percurso para trocar o equipamento utilizado, ou seja, bicicletas e canoas”, refere a mesma nota.

A GRZ contempla também “percursos complementares”, como pequenas rotas em torno de pontos onde a grande rota passa, para fixar os utilizadores mais tempo num determinado local, e derivações, sendo que estas, a partir do itinerário principal, pretendem levar os frequentadores a áreas geográficas e pontos de interesse próximos, como as Aldeias do Xisto, as praias fluviais, as albufeiras e barragens.

Esta rota, um investimento de 900 mil euros financiada em 85 por cento por fundos comunitários, é mais uma iniciativa da Aldeias de Xisto, que conta já com uma rede de percursos pedestres Caminhos do Xisto e a rede de Centros de BTT.

Segundo Rui Simão, a ideia surgiu no seio da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela em 2008, “também usufruindo de orientações estratégicas emanadas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sobretudo do Plano Regional de Ordenamento do Território que considerava a salvaguarda de todo o vale do Zêzere e que deveriam ser acopladas atividades para a preservação e promoção do desenvolvimento local através da valorização dos recursos endógenos”.

Firmado o compromisso para criar uma rota que ligasse a nascente à foz do Zêzere, a Aldeias do Xisto liderou o grupo de trabalho para a sua implementação e operacionalização.


Conteúdo Recomendado