Águia-calçada libertada em Vale de Espinho

Depois de recuperada no Cervas O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) fez a devolução à natureza de mais uma ave selvagem recuperada. A libertação de uma águia-calçada aconteceu na quinta-feira, dia 4, na povoação de Vale de Espinho, no concelho de Sabugal. A acção, que teve como ponto de encontro […]

Depois de recuperada no Cervas

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) fez a devolução à natureza de mais uma ave selvagem recuperada. A libertação de uma águia-calçada aconteceu na quinta-feira, dia 4, na povoação de Vale de Espinho, no concelho de Sabugal. A acção, que teve como ponto de encontro a Escola Primária de Vale de Espinho, contou com a colaboração da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM).

A ave agora libertada foi encontrada por particulares, no dia 11 de Maio, em Vale de Espinho. Foi então recolhida por um Vigilante da Natureza da RNSM e encaminhada para o CERVAS. Após exame físico, o Centro de Recuperação, sedeado em Gouveia, verificou que a ave apenas se encontrava débil e desnutrida, seguindo-se um processo de recuperação, que incluiu alimentação adequada, contacto com outras aves de rapina e treinos de voo e musculação.

Espécie “quase ameaçada”

A águia-calçada (Aquila pennata) é a ave de rapina diurna mais pequena que ocorre em Portugal. Pode medir entre 45 – 53 cm de comprimento e 110 – 135 cm de envergadura. Existem dois tipos de coloração nesta espécie: uma forma clara, em que os indivíduos apresentam o corpo, cauda e a maior parte das asas brancos, exceptuando as penas primárias de cor preta, e uma forma escura, em que os indivíduos apresentam coloração castanho-escura, com as penas primárias pretas e a cauda clara. Esta espécie apresenta, em ambas as formas, uma pequena mancha branca em cada lado do pescoço. As patas têm penas até aos dedos. Habita e nidifica em zonas florestais, preferencialmente em montados de sobreiro e pinheiro intercalados com clareiras e zonas abertas. É uma espécie monogâmica, solitária e territorial durante o período de nidificação.

A águia-calçada é uma espécie migratória, que se desloca para África em meados de Outubro para passar o Inverno, regressando a Portugal em fins de Março. Esta espécie foi classificada pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) em 2005 como “Quase Ameaçada”, sendo as suas principais ameaças a destruição do habitat provocada pelos incêndios e o abate de pinheiros de grandes dimensões, onde esta espécie nidifica. A colisão com estruturas e o abate a tiro são também factores que ameaçam significativamente esta ave.


Conteúdo Recomendado