Ações de fogo controlado em Gouveia

Até ao dia 10 de janeiro, o Município de Gouveia realiza operação de fogo controlado no Parque Natural da Serra da Estrela – Casais de Folgosinho.

No âmbito do Plano Nacional de fogo controlado – Fundo Florestal Permanente, o Município de Gouveia realiza ações de fogo controlado no Parque Natural da Serra da Estrela, em Casais de Folgosinho. 

A autarquia explica que as ações de fogo controlado “consistem no uso do fogo na gestão dos espaços florestais sob condições, normas e procedimentos, conducentes à satisfação de objetivos específicos e quantificáveis em planos de fogo controlado, que é executado sob a responsabilidade de um ou mais técnicos credenciados”.  

A queima permite também o treino dos operacionais das várias entidades envolvidas nas ações, nomeadamente das Equipas de Bombeiros do Concelho, da Força especial de Bombeiros, do Grupo de Proteção e Socorro (GIPS) e das Equipas de Sapadores Florestais.  

A realização destas ações têm dois objetivos primordiais, tais como “ a defesa da Floresta contra Incêndios, através da queima dos matos que crescem desordenadamente e que são fatores de propagação de incêndios nas áreas arborizadas” e a renovação da pastagens naturais, uma vez que “estas áreas são pastoreadas” e “pretende-se o estímulo à atividade silvo pastoril existente, o uso desta técnica pretende também evitar as tradicionais queimadas que, por vezes, dão origem a fogos florestais não controlados”.

Esta ação é uma iniciativa do Município de Gouveia em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF,I.P.) e com a Escola Superior Agrária de Coimbra, com a finalidade de aprimorar técnicas e procedimentos do uso do fogo controlado, como explica a mesma fonte.

 

 


Conteúdo Recomendado