816º Aniversário da Cidade da Guarda

O programa comemorativo do 816.º aniversário da atribuição do foral à Guarda por dom Sancho I foi apresentado pelo presidente da autarquia, Álvaro Amaro, no decorrer de uma conferência de imprensa realizada no edifício dos Paços do Concelho.

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que vai organizar nos dias 26 e 27 uma conferência sobre “Judeus e cristãos em terras de fronteira”, no âmbito das comemorações do dia da cidade.

Segundo o autarca, um dos destaques da programação é a realização da conferência “Diálogos e Conflitos – Judeus e cristãos em terras de fronteira”, inserida no projeto “Conferências da Guarda”, que começa no dia 26 e termina no dia seguinte, quando a cidade mais alta do país comemora a passagem de mais um aniversário da sua fundação.

Álvaro Amaro lamentou que, integrando a Guarda a Rede de Judiarias de Portugal, o executivo anterior não tenha apresentado projetos relacionados com a recuperação do património. Por isso, com a realização da conferência, tenciona “recuperar algum do tempo que a Guarda perdeu”.

“Queremos dar início a algumas iniciativas que pretendem transportar para a comunidade judaica uma vontade firme do município da Guarda para encetar o caminho da recuperação do património e de captação do turismo judaico”, justificou.

O autarca referiu que tenciona aproveitar as possibilidades que existem de a Guarda, com o património que tem nesse domínio, poder, em complementaridade com outros municípios, “beneficiar a economia local com mais turismo neste capítulo”.

A conferência, que começa pelas 09h30 do dia 26, na sala António de Almeida Santos, prossegue pelas 14h30 do dia seguinte e terá na sessão de encerramento (16h00) a embaixadora de Israel, Tzipora Rimon.

No dia da cidade, 27, as comemorações iniciam pelas 10h30 com o hastear da bandeira, na Praça do Município, seguindo-se a sessão solene comemorativa do 816.º aniversário da Guarda.

Para as 12 horas está marcada a inauguração de uma rotunda com uma escultura, da autoria de Pedro Figueiredo, que terá o anjo como “figura central”, segundo Álvaro Amaro.

As comemorações integram ainda, no mesmo dia, a interpretação do Hino à Guarda, pelo Orfeão do Centro Cultural (16h30) e a apresentação do n.º 35 da Revista Praça Velha (17 horas).

A ligação da iluminação de Natal (19 horas) e um concerto com Sara Tavares (21h30) são outros dos pontos do programa.

As atividades comemorativas dos 816 anos da Guarda prosseguem no dia 28 com a realização de um torneio de futebol infantil, do 39.º Grande Prémio de Atletismo Cidade da Guarda e com a inauguração da exposição e lançamento do catálogo “Transversalidades 2015 – Fotografias sem Fronteiras”.

No último dia dos festejos, a 29, será realizada a Invernal de BTT e um Torneio de Basquetebol.


Conteúdo Recomendado