5ª edição do Festival Literário da Gardunha

O Município do Fundão irá promover, nos dias 26 e 27 de outubro, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a quinta edição do Festival Literário da Gardunha.

A Viagem será novamente o tema geral do festival, este ano com especial incidência sobre as migrações. A reintegração que o Fundão tem feito dos migrantes que têm sido acolhidos pelo Município serviu de inspiração ao tema deste ano, que tenta refletir e responder ao desafio migratório através da literatura.

Cerca de 20 escritores e ensaístas irão reunir-se durante dois dias no Fundão, entre os quais se destacam nomes como Onésimo Teotónio de Almeida, Luís Filipe Castro Mendes, Bernardo Pires de Lima, Bruno Vieira Amaral, Filipa Martins, Raquel Varela, Fernando Pinto do Amaral, Inocência Mata, Maria João Ruela, João Morgado, Liliana Ferreira, Alexandra Prado Coelho, Francisco José Viegas, Raquel Ochoa e Possidónio Cachapa.

De forma a assinalar o arranque do festival terá lugar, no dia 25 de outubro, uma homenagem ao autor covilhanense Manuel da Silva Ramos, que comemora 50 anos de carreira literária.

Para além das habituais conversas com escritores, o festival conta também, no dia 26, às 22h00, com um espetáculo da Orquestra Jazz de Matosinhos. Ainda no dia 26, às 18h30, terá lugar a apresentação do livro “Cântico dos Cânticos”, de Gonçalo Salvado (A23 Edições/Quinta dos Termos).

Pode consultar o programa na íntegra aqui.


Conteúdo Recomendado