5.ª Edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal” foi "o mais participado de sempre"

A sexta edição do Fórum “Vê Portugal” acontecerá no próximo ano (2019) em Castelo Branco.

A 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu na Guarda, “resultou num enorme sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações” destacou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, entidade organizadora, na sessão de encerramento.

“Este foi um ‘Vê Portugal’ fantástico, de extraordinária qualidade e o mais participado de sempre. Vai ficar na história que a edição de 2018 contou com 568 inscrições e 424 descarregaram os cartões de entrada”, sublinhou.

“Este fórum demonstrou as portas e janelas que o turismo pode abrir aos nossos territórios. Territórios esses que foram atingidos no seu coração, mas que continuam a criar oportunidades, como é o caso da Ferraria de São João, que nos trouxe aqui o Pedro Pedrosa. A atividade turística está a reerguer-se e a crescer nestes territórios”, salientou.

A aposta na promoção conjunta com os vizinhos espanhóis foi outro dos destaques escolhidos por Pedro Machado: “O mercado ibérico é uma inevitabilidade para nós. Estamos a oito dias de ir para Xangai com o Alentejo e a Extremadura espanhola, para reforçar esta capacidade de sermos ‘dois países um destino’, de forma a aumentar a nossa atratividade. O Centro de Portugal foi uma região pioneira nesta cooperação e está um passo à frente, já a pensar em projetos mais ambiciosos”.

Mas há dificuldades, recordou. “Ainda há custos de contexto que temos de ultrapassar, como as acessibilidades rodoviárias ou o transporte aéreo. No quadro de 2030 teremos todos de nos mobilizar: Comunidades Intermunicipais, Câmaras Municipais, associações empresariais. O país tem de fazer escolhas e deixar de estar inclinado para litoral e sul. Escolhas que obedecem a investimentos, os quais traduzem prioridades. É um desígnio nacional não fazer deste território um enclave entre duas áreas metropolitanas”, defendeu.

Antes de terminar, Pedro Machado anunciou que a 6.ª edição do Fórum “Vê Portugal”, em 2019, acontecerá em Castelo Branco.

Carlos Monteiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, destacou o facto de a sua cidade fazer “a ponte entre turismo interno e o turismo ibérico”. “É uma região fundamental para atrair este mercado próximo, o espanhol, que pode ajudar a crescer o emprego e a alavancar a economia do Centro de Portugal. A Guarda está de portas abertas para continuar a promover o turismo do Centro e do interior”, concluiu.


Conteúdo Recomendado